A reportagem da CBN acompanhou o trabalho da equipe da “Epicovid19-BR”, pesquisa organizada pela Universidade Federal de Pelotas
Ribeirão Preto participa de pesquisa nacional sobre Covid-19
Pesquisa em Ribeirão Preto
Ribeirão Preto é uma das 133 cidades brasileiras selecionadas para participar de uma pesquisa sobre a prevalência do novo coronavírus, coordenada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A pesquisa, realizada em três fases, teve início no domingo e visa avaliar a evolução da prevalência da Covid-19 na região.
Metodologia da Pesquisa
O estudo, realizado em parceria com o Ministério da Saúde e executado pelo IBOPE Inteligência, abrange 25 setores censitários de Ribeirão Preto. Equipes de entrevistadores, identificados com uniformes e crachás, visitam domicílios selecionados aleatoriamente por meio de um sorteio realizado por tablet. Em cada domicílio sorteado, apenas um morador participa da pesquisa, respondendo a um questionário sobre trabalho, escolaridade, isolamento social e sintomas nos últimos 30 dias. Um teste rápido de Covid-19 também é realizado no local.
Leia também
Objetivos e Resultados
A pesquisa busca auxiliar o município na avaliação do isolamento social e na mensuração da prevalência da doença. Os resultados das três fases da pesquisa serão utilizados para subsidiar a definição de novas medidas de combate à Covid-19 em Ribeirão Preto. Embora a cidade tenha realizado pesquisas anteriores com a USP, esta pesquisa da UFPel difere em seus objetivos e abrangência, focando em setores com maior incidência de casos no Brasil. A meta é avaliar 750 domicílios na cidade.
A pesquisa demonstra o esforço contínuo para monitorar e combater a pandemia, fornecendo dados cruciais para a tomada de decisões em saúde pública.



