CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ribeirão Preto fecha 4.727 vagas de emprego entre janeiro e abril

Levantamento feito pelo CAGED mostrou que as quatro maiores cidades da região contabilizam mais de sete mil demissões
vagas de emprego Ribeirão Preto
Levantamento feito pelo CAGED mostrou que as quatro maiores cidades da região contabilizam mais de sete mil demissões

Levantamento feito pelo CAGED mostrou que as quatro maiores cidades da região contabilizam mais de sete mil demissões

O Ministério da Economia divulgou nesta quarta-feira os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), revelando o impacto da pandemia de coronavírus no mercado de trabalho regional.

Impacto na Região

Entre janeiro e abril, Ribeirão Preto, Franca, Barretos e Sertãozinho registraram o fechamento de 7.054 postos de trabalho com carteira assinada. Ribeirão Preto, a maior cidade da região, foi a mais afetada, com o fechamento de 4.727 vagas, sendo 5.038 apenas em abril. Franca teve o pior desempenho em abril, com o fechamento de 5.557 postos de trabalho. Apesar do saldo negativo, Barretos e Sertãozinho apresentaram saldo positivo no acumulado do ano, embora também tenham registrado demissões em abril.

Análise Econômica

A economista Maria Angelica Luquesa, em entrevista à IPTV, analisou a situação. Ela destacou duas possibilidades de recuperação econômica: uma rápida, em formato de “V”, impulsionada pela demanda reprimida; e outra gradual, mais lenta. A especialista demonstrou esperança na recolocação dos demitidos após a retomada, mas apontou a incerteza no mercado, com empresários receosos em contratar devido à crise e à falta de confiança na recuperação econômica. O auxílio governamental, segundo ela, é crucial tanto para o consumo quanto para a confiança empresarial, mas a incerteza sobre a retomada e a necessidade de manter o fluxo de caixa dificultam a manutenção de empregos.

Cenário Municipal

Em Barretos, o saldo acumulado de janeiro a abril foi positivo em 167 postos, mas em abril foram fechadas 148 vagas. Sertãozinho gerou 274 empregos no acumulado do ano, mas fechou 693 vagas em abril. A situação demonstra a gravidade da crise no mercado de trabalho regional, com impactos distintos entre os municípios, mas com um cenário geral de incerteza e desafios para a retomada.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.