Número só não foi pior porque o setor de serviços teve balanço positivo
Mercado de trabalho em Ribeirão Preto: um cenário preocupante
Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) de março apontam um cenário preocupante para o mercado de trabalho em Ribeirão Preto. A cidade registrou um saldo negativo de mais de 350 vagas, sendo o comércio o setor mais afetado, com a perda de 583 postos de trabalho. Esse número representa mais que o dobro do registrado no mesmo período do ano anterior (249 vagas).
Setor de serviços: um respiro em meio à crise
Apesar do cenário negativo, o setor de serviços em Ribeirão Preto apresentou um saldo positivo de 116 vagas, amenizando o impacto das perdas nos demais setores. A construção civil também registrou um saldo negativo, com a extinção de 183 postos de trabalho. Marcelo Bose, economista do Cincovárpio, destaca a preocupação com a redução do número de empregados no comércio varejista, alertando para a consequente diminuição do consumo e o risco de fechamento de empresas.
Migração em busca de oportunidades
A situação em Ribeirão Preto reflete um quadro nacional preocupante. Em março, o Brasil perdeu um número de vagas equivalente à população de Orlândia (mais de 40 mil pessoas). Essa realidade impulsiona a migração de pessoas em busca de melhores oportunidades de trabalho. O casal Dayani Rezende e Wagner Aparecido da Costa, que se mudaram de Minas Gerais para Ribeirão Preto, exemplifica essa busca por emprego, mesmo que em áreas como limpeza ou cozinha, com a esperança de um salário melhor do que o encontrado em sua cidade de origem. Em contraponto a esse cenário, Franca registrou um saldo positivo de 589 vagas criadas em março.
Leia também
A situação econômica demonstra a necessidade de políticas públicas que promovam o desenvolvimento econômico e a geração de empregos, além de medidas que auxiliem os trabalhadores afetados pela crise. A busca por novas alternativas, como o comércio online, também se mostra fundamental para a sobrevivência de empresas e a manutenção de empregos.



