Secretaria da Saúde do município já confirmou 3065 casos da doença somente neste ano
Ribeirão Preto enfrenta uma grave epidemia de dengue em 2024.
Números alarmantes
Até o momento, já foram confirmados 3.065 casos da doença, um aumento de quase 300% em relação ao primeiro semestre de 2023, quando foram registrados 1.110 casos. Além disso, há mais 10.498 casos suspeitos. A situação é ainda mais preocupante devido a uma morte confirmada por dengue em uma criança de 10 anos, e a suspeita de óbito de um idoso pela mesma causa.
Ações de combate
O médico virologista Benedito Lopes da Fonseca afirmou em entrevista à IPTV que a cidade já está em estado de epidemia, circulando principalmente o vírus da dengue tipo 2. Ele reforça a necessidade de ações mais intensas de combate ao mosquito Aedes aegypti, tanto por parte da Secretaria Municipal da Saúde quanto da população. A população deve redobrar os cuidados para evitar a proliferação do mosquito, diminuindo o número de criadouros.
Mutirão de limpeza e perspectivas
A Secretaria de Saúde anunciou um mutirão de limpeza para o próximo sábado, com o bairro alvo a ser definido até quinta-feira. Em ação anterior no Jardim Maria Casa Grande, foram recolhidas 10 toneladas de entulho e encontrados mais de 300 potenciais criadouros do mosquito. Considerando os números crescentes de casos semanais, a expectativa é de que a epidemia de 2024 seja mais grave que a de 2023, quando foram registrados 14 mil casos confirmados. Vale lembrar que a maior epidemia de dengue em Ribeirão Preto ocorreu em 2016, com mais de 35 mil casos confirmados e 57 mil suspeitos.



