Campanha se encerra às 17h desta terça-feira e cidade não deve alcançar a marca de 80% do grupo prioritário
A campanha de vacinação contra a gripe em Ribeirão Preto alcançou cerca de 150 mil pessoas vacinadas, aproximando-se da meta mínima de 80% nos grupos prioritários. Apesar dos esforços e da prorrogação do prazo, alguns grupos ainda apresentam baixa adesão, gerando preocupação.
Panorama da Vacinação em Ribeirão Preto
Após cinco lotes de vacinas e uma prorrogação do prazo, a campanha de imunização em Ribeirão Preto tem se esforçado para atingir a meta. Lúcia Márcia Romagnoli, do Departamento de Vigilância em Saúde, informou que não há previsão de nova prorrogação por parte do governo estadual ou do Ministério da Saúde. A campanha segue até 31 de maio, e a Secretaria Municipal de Saúde continua empenhada em alcançar os 80% de cobertura nos grupos prioritários.
Desafios na Adesão de Crianças e Gestantes
Duas parcelas de pacientes têm gerado preocupação: crianças, com um índice de 63%, e mulheres grávidas, com menos de 50% de procura pela vacinação. Segundo Lúcia Márcia Romagnoli, essa baixa adesão de crianças e gestantes é uma tendência que se repete desde a campanha de 2015. A Secretaria Municipal de Saúde reforça o apelo para que mães levem seus filhos e gestantes se vacinem, aproveitando a disponibilidade de vacinas.
Leia também
Grupos com Alta Adesão
Enquanto crianças e gestantes apresentam desafios, outros grupos prioritários demonstraram alta adesão. Idosos alcançaram quase 80% de procura, mulheres que tiveram filhos há menos de 45 dias atingiram 97% de doses aplicadas, e profissionais da saúde e pacientes com doenças crônicas fecharam a meta com 100% de adesão à campanha de vacinação contra o vírus influenza.
Apesar dos bons resultados em alguns grupos, o foco permanece em aumentar a adesão entre crianças e gestantes para garantir a proteção da população contra a gripe.



