Estudantes de escolas municipais tiveram palestra sobre a importância de acabar com os criadouros do Aedes Aegypti
O dia foi marcado por uma mobilização nacional de combate ao Aedes aegypti, com ações em diversas cidades, incluindo Ribeirão Preto. O foco principal da campanha são os estudantes, visando transformá-los em agentes multiplicadores na prevenção da dengue, zika e chikungunya.
Estudantes como Agentes de Prevenção
Em Ribeirão Preto, a mobilização contou com a presença de Miriam Belchior, presidente da Caixa Econômica Federal, que palestrou para estudantes sobre a importância de seu papel na verificação e eliminação de focos do mosquito, tanto nas escolas quanto em suas residências. A iniciativa visa conscientizar os jovens, considerando que 80% dos criadouros do mosquito estão localizados nas casas.
Mobilização Nacional e Ações Locais
A mobilização se estende por todo o país, com atividades semelhantes ocorrendo em outras cidades. A mensagem central é a importância da participação de cada família na eliminação dos criadouros. Em Ribeirão Preto, o secretário da educação, Angelo Invernizzi Lopes, destacou as ações realizadas nas escolas municipais, que incluem a criação de armadilhas para mosquitos e a conscientização dos alunos para que atuem como agentes de combate à dengue em suas casas e vizinhanças.
Leia também
Cenário da Dengue e Perspectivas para a Vacina
Ribeirão Preto enfrenta um cenário preocupante, com um alto número de casos confirmados e suspeitos de dengue e zika. A expectativa é que a vacina contra a dengue, resultado de parcerias entre o governo federal, a Universidade do Texas e o Instituto Butantan, esteja disponível em cerca de quatro anos. Enquanto isso, a principal estratégia continua sendo a eliminação dos criadouros do mosquito.
A mobilização nas escolas de Ribeirão Preto, como a que ocorreu na Escola João Gilberto Sampaio, e em outras instituições, busca criar uma nova geração de combatentes do mosquito, capazes de proteger suas comunidades e reduzir a incidência das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.


