CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ribeirão Preto passa a contar com uma Vara Especializada em Violência Contra a Mulher

Unidade visa acelerar os mais de 5,6 mil processos que tramitam no Anexo de Violência Doméstica da cidade
Violência contra a mulher
Unidade visa acelerar os mais de 5,6 mil processos que tramitam no Anexo de Violência Doméstica da cidade

Unidade visa acelerar os mais de 5,6 mil processos que tramitam no Anexo de Violência Doméstica da cidade

Ribeirão Preto inaugura vara especializada em violência contra a mulher

Mais agilidade e apoio às vítimas

A cidade de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, ganhou nesta quarta-feira uma vara especializada no atendimento de casos de violência contra a mulher. Com a nova estrutura, espera-se maior agilidade no processo de justiça e mais apoio às vítimas. O Fórum da cidade já contava com um anexo para esses casos desde 2015, mas o acúmulo de processos, chegando a mais de 5 mil, demonstrava a necessidade de uma solução mais eficaz.

Aumento da violência durante a pandemia

A pandemia de Covid-19 agravou a situação, com o aumento de casos de violência doméstica devido ao isolamento social e a maior convivência entre vítimas e agressores. A instalação da vara especializada é uma resposta a essa realidade preocupante, buscando oferecer um atendimento mais eficiente e humanizado às mulheres que sofrem violência.

Números e expectativas

Segundo o juiz Ricardo Braga Montserralha, diretor do Fórum de Ribeirão Preto, o fórum possui atualmente 287.823 processos em andamento, dos quais cerca de 5.600 são relacionados à violência doméstica. A expectativa é que a nova vara contribua para acelerar os processos e garantir a aplicação da lei com mais justiça e celeridade. Além da instalação da vara, houve também a assinatura de um convênio entre a Assembleia Legislativa e o Poder Judiciário para intercâmbio de informações e estudos na área, demonstrando um esforço conjunto para combater a violência contra a mulher.

A inauguração contou com a presença de autoridades, representantes do judiciário, imprensa e a banda da Polícia Militar. Apesar dos avanços representados pela nova vara, a necessidade de combater a violência contra a mulher permanece urgente, como demonstram os recentes casos de feminicídio em cidades próximas, reforçando a importância da atuação rápida e eficaz da justiça.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.