Todos os hospitais públicos entraram em colapso para leitos de UTI ou enfermaria para Covid-19
Ribeirão Preto ultrapassa 11 mil casos confirmados de Covid-19
Números alarmantes
A Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto divulgou nesta [data] dados preocupantes sobre a situação do coronavírus na cidade. Foram registrados mais 471 casos nas últimas 24 horas, elevando o total de infectados para mais de 11 mil. Além disso, foram confirmadas mais 10 mortes, somando 294 óbitos. Entre as vítimas, 28 homens e 3 mulheres com idades entre 43 e 87 anos. Uma morte ainda está sob investigação. A maioria das vítimas apresentava comorbidades.
Ocupação hospitalar
Apesar do aumento de casos e óbitos, houve uma leve queda na taxa de ocupação de leitos de UTI. Após mais de 10 dias acima de 90%, a taxa caiu para 88%. Mesmo assim, a situação permanece crítica, com apenas 6 leitos desocupados na rede pública. As clínicas particulares também apresentam alta ocupação: Beneficência Portuguesa (100%), Santa Casa (107%), Santa Lícia (100%), São Francisco (70%), São Paulo (100%), São Lucas (103%) e Unimede (66%). No total, são 173 leitos de UTI ocupados de 196 disponíveis.
Leia também
Testes pendentes
A situação pode se agravar ainda mais. Cerca de 6 mil pessoas aguardam resultados de testes para Covid-19, o maior número desde o início da pandemia na cidade, há quatro meses. Este grande volume de exames pendentes indica a possibilidade de um aumento significativo nos casos confirmados nos próximos dias. A cidade já registra mais de 5 mil casos suspeitos.
A situação em Ribeirão Preto continua delicada, exigindo atenção e cuidados da população para conter o avanço da pandemia. A alta taxa de ocupação hospitalar e o grande número de testes pendentes são sinais de alerta que demandam medidas contínuas de prevenção e controle da doença.


