CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ribeirão Preto pode ter a segunda morte por dengue no ano

Saúde investiga morte de homem de 54 anos, que estava internado há 17 dias na Santa Casa
morte por dengue
Saúde investiga morte de homem de 54 anos, que estava internado há 17 dias na Santa Casa

Saúde investiga morte de homem de 54 anos, que estava internado há 17 dias na Santa Casa

Um homem de 54 anos faleceu em Ribeirão Preto, e a causa da morte está sendo investigada como possível dengue. Cícero Barbosa de Souza estava internado na Santa Casa da cidade desde o dia 10.

Detalhes do Caso e Histórico de Saúde

De acordo com o atestado de óbito, Cícero possuía múltiplos problemas de saúde e foi vítima de dengue hemorrágica. Ele residia na Fazenda da Barra, localizada na zona leste de Ribeirão Preto, uma região que registrou o segundo maior número de casos de dengue no ano anterior, com 1.150 pessoas infectadas. A Secretaria da Saúde foi notificada sobre a morte como causa desconhecida e está conduzindo uma investigação para confirmar se a dengue foi o fator determinante.

Sobrecarga no Sistema de Saúde e Medidas Adotadas

Este é o segundo óbito investigado por suspeita de dengue em Ribeirão Preto neste ano. Paralelamente, o número de atendimentos a pacientes com sintomas da doença continua elevado. Na UPA da 3 de Maio, por exemplo, aproximadamente 15 em cada 60 pacientes apresentam diagnóstico de dengue, sobrecarregando o sistema de saúde. Para mitigar essa situação, a prefeitura planeja inaugurar um polo de atendimento especializado em dengue (Polo D&G). A expectativa é que a unidade esteja em pleno funcionamento em breve, após a superação de entraves burocráticos na aquisição de equipamentos e contratação de equipes.

Estratégias de Combate ao Mosquito e Conscientização

Além do polo de atendimento, a prefeitura está implementando outras medidas para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela. Uma campanha publicitária está sendo veiculada em outdoors por toda a cidade, resultado da colaboração entre agências de publicidade e empresas de mídia. O objetivo é conscientizar a população sobre a gravidade da situação e incentivar a eliminação de criadouros do mosquito. O investimento total na campanha, estimado em R$ 50 mil, foi doado à prefeitura de Ribeirão Preto.

As autoridades de saúde seguem monitorando a situação epidemiológica e ajustando as estratégias de combate à dengue conforme necessário.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.