CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Ribeirão Preto realiza, neste sábado (13), mutirão de vacinação contra a gripe

Aplicações acontecem em 35 salas até às 16h30; nesta primeira etapa, apenas grupos prioritários são imunizados
Ribeirão Preto realiza
Aplicações acontecem em 35 salas até às 16h30; nesta primeira etapa, apenas grupos prioritários são imunizados

Aplicações acontecem em 35 salas até às 16h30; nesta primeira etapa, apenas grupos prioritários são imunizados

Dia D e operacionalização

A Prefeitura de Ribeirão Preto realiza neste sábado o Dia D de vacinação contra a gripe influenza. A campanha, que tem como meta imunizar pelo menos 90% do público-alvo, contará com 356 salas de vacinação distribuídas em mais de 30 unidades de saúde da cidade.

Grupos prioritários e documentação necessária

Estão incluídos entre os prioritários: crianças de seis meses a cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas, indígenas, quilombolas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, adolescentes em medidas socioeducativas com menos de 18 anos, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, professores, integrantes das forças armadas, pessoas em situação de rua, membros das forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário e portuários, além de pessoas com comorbidades.

Para receber a vacina é necessário comparecer a uma das unidades participantes com documento pessoal e comprovação de que pertence a um dos grupos prioritários. A carteira de vacinação também deve ser levada quando disponível. A lista completa de unidades está disponível no site da Prefeitura de Ribeirão Preto.

Por que se vacinar: explicação de especialista

Segundo a infectologista Silvia Fonseca, imunizar os grupos prioritários é fundamental porque a gripe não é uma doença banal e pode levar à hospitalização e ao óbito, especialmente entre crianças, idosos e pessoas com problemas de saúde. A especialista ressalta que a influenza pode causar pneumonia e desencadear complicações como infarto e acidente vascular cerebral.

Fonseca explica que a vacina é reformulada a cada ano para acompanhar as alterações do vírus e, em geral, protege contra dois tipos: influenza A e um tipo de influenza B. No ano anterior predominou a influenza B; já os estudos deste ano indicam maior circulação do vírus A. A proteção começa a ser eficaz cerca de 15 dias após a aplicação, a vacina tem poucos efeitos colaterais e não provoca a doença.

Quem faz parte do grupo designado para receber a dose é orientado a aproveitar o Dia D e procurar uma unidade de saúde neste sábado.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.