CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Ribeirão Preto recebe ação de combate a hepatites virais

Julho amarelo é o mês voltado à conscientização sobre essas doenças; médica Rosamar Rezende explica
Ribeirão Preto recebe ação de combate
Julho amarelo é o mês voltado à conscientização sobre essas doenças; médica Rosamar Rezende explica

Julho amarelo é o mês voltado à conscientização sobre essas doenças; médica Rosamar Rezende explica

Uma campanha de conscientização sobre hepatites virais está sendo realizada na Praça 15, Ribeirão Preto recebe ação de combate, em Ribeirão Preto, em alusão ao Julho Amarelo, mês dedicado à luta contra essas doenças. A ação ocorre em 28 de julho, data mundial de combate às hepatites virais, e oferece testes rápidos para hepatite B e C, com resultados em até 30 minutos.

Testes rápidos e encaminhamentos: Os testes são feitos por meio da coleta de sangue na ponta do dedo. Em caso de resultado positivo, o paciente é encaminhado para confirmação do diagnóstico em unidade de saúde próxima à sua residência. Confirmada a infecção, o paciente recebe atendimento especializado e tratamento adequado.

Importância do diagnóstico precoce: A médica patologista Rosamar Resende explica que as hepatites B e C geralmente não apresentam sintomas nas fases iniciais, dificultando a detecção precoce. O diagnóstico antecipado é fundamental, pois há tratamentos disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS): a hepatite C pode ser curada, enquanto a hepatite B é controlada para evitar complicações graves, como cirrose e câncer de fígado.

Prevenção e orientações para realização dos testes

A vacinação está disponível para hepatite A e B, sendo especialmente recomendada para adolescentes. A ação na Praça 15 ocorre até as 15 horas, mas os testes rápidos estão disponíveis gratuitamente em todas as unidades básicas de saúde do município, sem necessidade de agendamento ou jejum. O exame é simples, rápido e indicado para pessoas de todas as idades, com recomendação especial para maiores de 18 anos.

Informações adicionais

A transmissão das hepatites ocorre principalmente pelo contato com sangue contaminado, compartilhamento de objetos pessoais perfurocortantes, relações sexuais desprotegidas e transmissão vertical da mãe para o filho durante a gestação ou parto. A hepatite viral pode evoluir silenciosamente até causar sintomas graves, como icterícia, urina escura, dor abdominal, complicações da cirrose e falência hepática. O tratamento para hepatite C é feito com comprimidos orais por 12 semanas, com mais de 95% de chance de cura. Para hepatite B, o tratamento é contínuo, visando controlar a evolução da doença e preservar a qualidade de vida, embora ainda não haja cura definitiva. O diagnóstico precoce é essencial para evitar complicações graves e a necessidade de transplante de fígado.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.