Ribeirão Preto recebe apresentação que homenageia 151 anos da imigração italiana no Brasil
A rica herança cultural da Itália exerce uma influência profunda na formação social, econômica e cultural da região de Ribeirão Preto. Para celebrar essa conexão e homenagear os 151 anos da imigração italiana no Brasil, um espetáculo musical está sendo preparado, visando preservar e valorizar o legado dos imigrantes italianos que chegaram ao Brasil e à região de Ribeirão Preto no final do século XIX.
Uma Celebração da Ancestralidade Italiana
O espetáculo, com entrada gratuita, unirá o Coro Memória de Itália, a Orquestra Jovem de Sertãozinho e o grupo de dança folk da Dante Alighieri. Juntos, apresentarão uma noite musical com um repertório italiano cuidadosamente selecionado, buscando músicas populares que evocam memórias e emoções.
A Presença Italiana em Ribeirão Preto
Há um século, mais de dois terços da população de Ribeirão Preto eram italianos ou descendentes. A influência italiana se manifesta em nomes de comércios, ruas, costumes, receitas e na cultura local como um todo. O espetáculo busca resgatar essa ancestralidade e o sentimento de pertencimento à cultura italiana.
Leia também
- Show música italiana thiago arancan: Thiago Arancam canta sua trajetória através de grandes sucessos da música italiana
- Restrição cidadania italiana descendentes: As mudanças na cidadania italiana
- Documentário sobre Cazuza no rock: Documentário “Cazuza, Boas Novas” homenageia um dos ícones do rock brasileiro
Parceria e Preparação para o Espetáculo
A iniciativa partiu da Orquestra Jovem de Sertãozinho, que convidou o Museu Casa da Memória Italiana e a escola de dança Dante Alighieri para participar. A preparação envolveu a coordenação entre o maestro do coral, o regente da orquestra e a escola de dança, garantindo uma apresentação harmoniosa e memorável.
O espetáculo promete ser uma experiência emocionante, repleta de memórias e celebração da cultura italiana. A apresentação ocorrerá no Teatro Municipal, localizado no Complexo Cultural do Morro de São Bento, com entrada franca.



