Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Heloisa Zaruh
Ribeirão Preto se prepara para mais uma edição do concurso Comida de Boteco, que segue até o dia 3 de maio, com a participação de 20 bares da cidade. Este ano, o desafio lançado aos participantes é a criação de petiscos que utilizem frutas em suas receitas.
O Tema de 2015: Um Desafio Saboroso
Tom Piazoski, coordenador do evento no interior de São Paulo, explica que a escolha do tema com frutas surgiu do desejo de propor um desafio aos botecos. A ideia é estimular a criação de pratos inovadores que combinem o doce da fruta com o sabor salgado, atraindo novos clientes e surpreendendo os paladares.
Seleção e Avaliação dos Botecos
A seleção dos botecos participantes é um processo criterioso. Anualmente, os quatro últimos colocados são desclassificados, abrindo espaço para novos estabelecimentos. A coordenação busca novos candidatos através de indicações, redes sociais e visitas in loco, onde um checklist é preenchido em conjunto com o proprietário. Os botecos são então ranqueados em uma reunião, definindo os participantes do ano seguinte.
Leia também
Critérios de Avaliação e Premiação
Durante o concurso, cada boteco oferece seu prato como parte do cardápio regular. Os clientes que experimentam o petisco recebem uma cédula de votação, onde avaliam o tira-gosto, a temperatura da bebida, a higiene e o atendimento. O tira-gosto tem o maior peso na avaliação (70%), seguido por higiene, atendimento e temperatura da bebida (10% cada). Além do público, cada boteco recebe a visita de três jurados, com peso de 50% na nota final, garantindo uma avaliação equilibrada.
Evolução do Comida de Boteco em Ribeirão Preto
Desde sua primeira edição em Ribeirão Preto, em 2010, o concurso Comida de Boteco tem evoluído. Segundo Tom Piazoski, a principal mudança notada foi a melhoria no atendimento. Os botecos passaram a valorizar mais a experiência do cliente, criando um ambiente acolhedor e agradável. Um bom atendimento, segundo ele, é fundamental para que o cliente se sinta à vontade e retorne ao estabelecimento.
O concurso Comida de Boteco segue até o dia 3 de maio em todo o país, e em Ribeirão Preto, os 20 bares participantes aguardam ansiosamente o resultado final, que será divulgado no dia 19 de maio. A expectativa é grande para descobrir qual boteco conquistará o paladar do público e dos jurados com sua criativa combinação de sabores.



