Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Heloisa Zaruh
Em celebração ao mês da mulher, Ribeirão Preto se torna palco da exposição “As Várias Faces Femininas da Escultura”, uma mostra que une informação, cultura, arte e tecnologia digital. A produtora da exposição, Sol Moraes, compartilhou detalhes sobre a homenagem digital às mulheres da cidade.
Uma Homenagem Digital Inovadora
A exposição deste ano presta tributo a dez mulheres de Ribeirão Preto, escolhidas por suas diversas idades e áreas de atuação, representando um tributo a todas as mulheres. A homenagem se materializa em esculturas digitais, criadas com uma técnica que combina fotografia especializada e modelagem digital.
O Processo Criativo por Trás das Esculturas
O processo começa com fotos que capturam os traços faciais das homenageadas. Em seguida, essas imagens são integradas digitalmente em esculturas famosas, buscando uma adequação entre o rosto da mulher e as características da estátua. Por exemplo, o rosto de uma mulher com traços mais cheios pode ser associado à Estátua da Liberdade. A exposição apresenta meio bustos, com atenção aos detalhes da roupa e outros elementos para garantir a fidelidade à estátua original.
Leia também
Realidade Virtual e Destaques da Exposição
Além das esculturas digitais, a exposição oferece uma experiência de realidade virtual no Ribeirão Shopping, permitindo aos visitantes explorar um ambiente imersivo e interativo. Entre as peças de destaque, a Medusa chama atenção, não apenas por sua fama, mas também pela sua história. Outras obras icônicas, como a Estátua da Liberdade, Nefertiti e Pietà, também estão presentes.
A exposição “As Várias Faces Femininas da Escultura” estará aberta ao público no espaço RBS Cultural do Ribeirão Shopping até o dia 23 de março, oferecendo uma experiência enriquecedora que celebra a força e a diversidade feminina através da arte e da tecnologia.



