Encontro com o escritor Plínio Camillo é nesta sexta, às 19h, no Centro Cultural Palace
O escritor e antropólogo Darcy Ribeiro defendia que a democracia racial só seria possível com a democracia social, onde negros e brancos tivessem iguais oportunidades. Essa igualdade, tão almejada, só se conquista pela inclusão.
A Literatura Negra e sua Importância
Pensando nisso, o escritor Plínio Camilo, de Ribeirão Preto, promove nesta sexta-feira um debate sobre o papel do negro na literatura brasileira. A discussão analisará obras escritas por negros, que refletem suas perspectivas de mundo. A proposta é ampla e participativa, focando no que constitui a literatura negra brasileira: aquela que tem o negro como personagem principal e, também, como autor.
Quebrando o Silêncio da História
Para Plínio Camilo, essa pluralidade cultural é fundamental para refletir a realidade e romper com o silêncio imposto pela história. Ele destaca a importância de se pensar a literatura negra brasileira para além dos cânones literários oficiais, mostrando a diversidade do país. A literatura negra, portanto, demonstra a riqueza cultural brasileira.
Leia também
O Evento
A palestra sobre a escrita negra com Plínio Camilo acontece nesta sexta-feira, às 19h, no Centro Cultural Pala, com entrada gratuita. No local, será possível conhecer e adquirir obras do autor, como os livros Rua, Luisa e Outras Vozes (em colaboração com Gabriela Dias).



