Ao todo 15 restaurantes da cidade participam do evento; parte da renda será revertida ao Corassol
A Polícia investiga um novo golpe aplicado via WhatsApp que está deixando muitas vítimas. Os criminosos conseguem acesso aos números de celular das pessoas e se passam pelos donos das contas para pedir dinheiro emprestado aos contatos.
Como o golpe funciona
A quadrilha entra em contato com os contatos da vítima, simulando ser a própria pessoa. As mensagens geralmente começam com perguntas sobre o bem-estar da vítima, para criar uma sensação de normalidade e confiança. Em seguida, os criminosos inventam uma situação de emergência, como um problema bancário, para pedir dinheiro emprestado. Muitas pessoas transferem o dinheiro sem desconfiar, acreditando que estão ajudando um amigo ou parente.
Vítima relata prejuízo e alerta
Uma mulher, que preferiu não ser identificada, teve seu celular bloqueado pelos golpistas. Sem conseguir enviar mensagens ou fazer ligações, ela descobriu que os criminosos estavam usando sua conta para pedir dinheiro à sua família. Seu cunhado chegou a depositar R$ 1.100. A vítima alerta para a importância de verificar a veracidade de qualquer pedido de dinheiro recebido por mensagem, entrando em contato diretamente com a pessoa pelo telefone.
Dicas de segurança
Especialistas em segurança digital recomendam cautela com o uso de computadores compartilhados e redes Wi-Fi abertas, pois essas situações podem facilitar o acesso de hackers às informações pessoais. A recomendação é evitar o uso de redes Wi-Fi públicas sem criptografia. Sempre que receber uma mensagem solicitando dinheiro, entre em contato diretamente com a pessoa por telefone para confirmar a legitimidade do pedido. A prevenção é fundamental para evitar ser vítima desse tipo de golpe.
Com informações da CBN Ribeirão.



