CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ribeirão Preto reduz a frota de ônibus do transporte urbano

Número de veículos em operação diminui 40%; motoristas com mais de 60 anos foram liberados para ficar em casa
frota ônibus transporte urbano
Número de veículos em operação diminui 40%; motoristas com mais de 60 anos foram liberados para ficar em casa

Número de veículos em operação diminui 40%; motoristas com mais de 60 anos foram liberados para ficar em casa

Liminar obriga mudanças no transporte público de Ribeirão Preto

A Justiça de Ribeirão Preto determinou mudanças significativas no sistema de transporte público da cidade em decorrência do avanço do coronavírus. A decisão, proferida pela primeira vara do trabalho, obriga a frota de ônibus a adequar as escalas de trabalho dos motoristas, suspender o trabalho daqueles com mais de 60 anos e liberar o acesso dos passageiros pela porta traseira dos veículos.

Medidas para conter o avanço da Covid-19

A liminar prevê multa diária de R$ 50 mil em caso de descumprimento. Além das mudanças nas escalas de trabalho e na utilização da porta traseira, a decisão judicial também impõe a redução da frota em 40%, chegando a 60% em domingos e feriados. O prefeito, Ait Nogueira, confirmou em entrevista à CBN que a decisão será cumprida. A redução da frota visa diminuir a aglomeração de pessoas nos ônibus.

Implicações da decisão judicial

De acordo com a decisão, os horários de funcionamento dos ônibus serão reduzidos em 30%, operando das 6h às 9h e das 17h às 20h com a escala normal. No restante do dia, a escala será reduzida pela metade. A justiça também determinou a instalação de dispensadores de álcool gel em todas as portas dos veículos e a limitação da capacidade dos ônibus apenas às pessoas sentadas. A ação civil pública foi movida pelo sindicato que representa os motoristas da região e pelo Ceturb.

A decisão judicial busca proteger a saúde dos motoristas e passageiros, mitigando os riscos de contágio pelo coronavírus. As medidas implementadas visam garantir um transporte público mais seguro durante a pandemia.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.