CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ribeirão Preto registra 16° mês seguido de inflação

Situação de abril só não foi pior devido ao preço dos combustíveis
inflação Ribeirão Preto
Situação de abril só não foi pior devido ao preço dos combustíveis

Situação de abril só não foi pior devido ao preço dos combustíveis

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de abril confirmou uma tendência de alta, com dados divulgados pela Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACIRP) apontando para elevações em setores como saúde e alimentação. No entanto, a alta apresentou nuances em relação ao mês anterior, superando as expectativas dos analistas e registrando quase meio ponto percentual de inflação.

Impacto no Acumulado Anual

O resultado de abril representou o dobro do registrado no mesmo período do ano passado. Segundo o economista da ACIRP, Fred Guimarães, esse impacto elevou o acumulado anual para 7,02%, superando os 6,73% do ano anterior. Esse aumento no acumulado indica uma inflação média nos últimos 12 meses considerada elevada.

Alimentos e Passagens Aéreas Impulsionam a Alta

O setor de alimentos, responsável por um terço dos gastos do consumidor, exerceu um papel importante nessa alta, juntamente com o setor de transportes, impulsionado pelas passagens aéreas. O aumento do preço do leite, influenciado pelo período de entressafra, e a recomposição dos preços das passagens aéreas após promoções também contribuíram para a inflação.

Contraponto e Desafios Governamentais

Em contrapartida, houve recuo nos preços do etanol, da gasolina e da energia elétrica, além de uma menor inflação no setor de serviços e preços administrados. No entanto, o economista ressalta a importância de o governo resolver questões orçamentárias e fiscais para atrair investimentos e impulsionar o crescimento econômico. A necessidade de concessões em infraestrutura e saneamento básico também foi enfatizada.

Saúde em Destaque

No setor de saúde, o IPC de abril registrou uma inflação de 3,16%, com destaque para os gastos com dentista, que apresentaram uma variação de 5,08%.

Diante desse cenário, a expectativa é que o governo adote medidas para reequilibrar o orçamento e promover um ambiente favorável ao investimento, visando a uma recuperação econômica sustentável e à contenção da inflação.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.