Cidade tem 4006 casos suspeitos e 1279 infecções pela doença confirmadas; comparado à 2023, alta nos casos é de 131%
A prefeitura de Ribeirão Preto divulgou novos dados sobre a situação da dengue na cidade, com um aumento significativo de casos.
Números alarmantes da dengue em Ribeirão Preto
Ribeirão Preto registra 4.006 casos suspeitos de dengue, com 1.279 confirmados. Em comparação com o mesmo período de 2023, houve um aumento de 131%, saltando de 552 para 1.279 casos. A Zona Norte foi a região mais afetada, com 298 casos confirmados, seguida pela Zona Leste (290), Zona Sul (287), região central (193) e Zona Oeste (175).
Aumento na procura por vacinas em clínicas particulares
Devido ao surto, clínicas particulares na região têm registrado um aumento na procura pela vacina contra a dengue. Um diretor de clínica relatou aumento de 50% na procura desde o início do ano, enquanto outra clínica registrou um aumento de 300% de dezembro para janeiro. A vacina Kedeng, disponível nas clínicas particulares, protege contra quatro sorotipos do vírus e tem eficácia superior a 80%. A médica infectologista Silvia Fonseca reforça a segurança da vacina, com poucas contraindicações, embora gestantes e pessoas com imunidade comprometida devam evitar.
Leia também
Prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti
A vacina, disponível inicialmente apenas em clínicas particulares, começará a ser distribuída pelo SUS em algumas cidades do estado de São Paulo, priorizando crianças de 10 a 14 anos. A infectologista destaca a importância da prevenção, alertando para a necessidade de eliminar focos do mosquito Aedes aegypti. A plataforma dengue.saude.sp.gov.br/dengue oferece dados em tempo real sobre casos de dengue em todo o estado. Além de Ribeirão Preto, outras cidades da região também apresentam aumento de casos, como Bebedouro e Prodesp. A médica alerta para os sintomas da dengue e a importância de procurar ajuda médica em caso de suspeita. A população deve colaborar com a limpeza de quintais e a eliminação de água parada para combater a proliferação do mosquito. A prefeitura de Ribeirão Preto recolheu cinco toneladas de entulho em um único fim de semana, demonstrando o esforço no combate à doença.
A situação da dengue em Ribeirão Preto e região exige atenção constante. A combinação de medidas preventivas, como a eliminação de criadouros do mosquito, e o acesso à vacinação são fundamentais para controlar a epidemia e proteger a população.



