Registros foram 28% menor em relação ao ano passado, mas especialista aponta que números estão aquém da realidade da cidade
Nos dois primeiros meses de 2025, Ribeirão Preto registra 40,3 mil multas, Ribeirão Preto registrou uma redução de quase 30% no número de multas de trânsito em comparação ao mesmo período do ano anterior. Apesar da queda, a empresa que gerencia o trânsito na cidade, a RpMob, aplicou mais de 40 mil multas entre janeiro e fevereiro, o que representa uma média de 684 infrações por dia ou 28 por hora.
Multas aplicadas e principais infrações
Foram 40.362 motoristas multados no total, sendo 23.753 em janeiro e 16.609 em fevereiro. Entre as infrações mais comuns estão ultrapassar a velocidade máxima permitida em 20%, com 10 mil multas, desrespeito ao estacionamento rotativo (5.356 autuações), avanço do sinal vermelho (3.401 punições), dirigir sem cinto de segurança (2.801 infrações) e uso do celular ao volante (2.716 multas).
Locais com maior número de infrações: A avenida Maréchal Costa e Silva, na zona norte, foi o local com maior número de multas, totalizando 3.297 autuações. A avenida Luiz Galvão César, que divide as zonas oeste e norte, registrou 2.316 multas, seguida pela avenida Tomás Alberto Wotely, também na zona norte, com 2.010 punições. Em Maréchal Costa e Silva, há radar móvel posicionado em diferentes trechos, com limite de velocidade de 60 km/h.
Leia também
Fiscalização e comportamento dos motoristas: O chefe de fiscalização da RpMob, Carlos Rachissaca, afirmou que a redução de 28% nas multas em 2025 em relação a 2024 pode ser atribuída à mudança no comportamento dos motoristas, que tendem a cometer menos infrações quando sabem que estão sendo monitorados. A RpMob aplica multas sem a necessidade de abordagem ao motorista, conforme o Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito.
Entenda melhor
Segundo o advogado especialista em trânsito Rodrigo Paspaloto, o número de infrações poderia ser ainda maior se houvesse fiscalização mais ampla nas ruas e avenidas. Ele destaca a falta de agentes de trânsito para fiscalizar as infrações reais, o que indica uma descoordenação no sistema de fiscalização do trânsito em Ribeirão Preto.



