Mesmo faltando dois meses para o fim do ano, os casos já superam os de 2017
Em Ribeirão Preto, o número de furtos e roubos de celulares disparou. De janeiro a outubro de 2023, foram registrados 2.622 furtos, superando os 2.165 casos de todo o ano de 2017. Os roubos, que envolvem ameaças, também aumentaram, somando 2.216 ocorrências no mesmo período.
A violência em alta
A escalada da violência é preocupante. Um caso extremo ocorreu no mês passado, quando um estudante foi assassinado ao reagir a um assalto. O criminoso, que utilizou arma de fogo, foi preso, mas o impacto do crime chocou a cidade. A Polícia Civil investiga o destino dos aparelhos roubados, rastreando o mercado ilegal de celulares.
O que fazer para se proteger?
A delegada Silvia Ruivo orienta a população a conhecer seu aparelho, incluindo e-mail e sistema de rastreamento. Essas informações auxiliam a polícia a localizar o celular e identificar receptadores, mesmo que o ladrão não seja encontrado. A recomendação inclui a compra de celulares com nota fiscal e desconfiança de preços muito abaixo do mercado. A população também é alertada para redobrar a atenção em locais movimentados, principalmente no fim de ano, período em que os crimes tendem a aumentar.
Leia também
Prevenção e segurança
Além das dicas de segurança individual, a Polícia Militar reforçou o policiamento no centro da cidade e utiliza monitoramento por câmeras. A combinação de medidas preventivas, como atenção redobrada e ações policiais, busca reduzir a incidência de furtos e roubos de celulares em Ribeirão Preto.



