CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ribeirão Preto registra 800 suspeitas de Zika Vírus

Apesar do alto número, nenhuma suspeita foi confirmada em 2016; em 2015 foram oito casos
Zika Vírus
Apesar do alto número, nenhuma suspeita foi confirmada em 2016; em 2015 foram oito casos

Apesar do alto número, nenhuma suspeita foi confirmada em 2016; em 2015 foram oito casos

Ribeirão Preto enfrenta uma situação preocupante em relação ao Zika vírus. Das 800 investigações de casos neste ano, 140 envolvem gestantes atendidas pela rede municipal de saúde. Apesar do alto número, nenhum caso foi confirmado até o momento, pois outras doenças como dengue, rubéola e citomegalovírus também estão sendo investigadas.

Emergência em Saúde e a Epidemia de Zika

Ribeirão Preto, que já havia decretado estado de emergência devido aos altos índices de dengue, atrásra enfrenta também a epidemia de Zika. A Secretaria de Saúde investiga a possível relação entre o Zika vírus e casos de microcefalia em dois bebês. Adicionalmente, um caso importado de microcefalia foi confirmado em um recém-nascido proveniente de Pernambuco, todos referentes a 2015.

Desafios no Diagnóstico e a Percepção Clínica

O secretário de saúde, Stênio Miranda, ressalta a dificuldade em confirmar os casos devido à limitação de exames laboratoriais específicos para o Zika vírus. A chefe do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Ana Alice Castro e Silva, complementa que, apesar da falta de confirmação laboratorial em larga escala, muitos pacientes apresentam quadros clínicos sugestivos da doença. A percepção dos profissionais de saúde que atuam nos postos e atendem pacientes diariamente é de que há um grande número de casos de Zika.

Estudo Inédito e Acompanhamento de Gestantes

Um estudo inédito da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto, em parceria com a prefeitura, acompanhará 6 mil gestantes. O objetivo é desenvolver um exame de sangue capaz de associar a malformação cerebral do bebê ao vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Os casos confirmados de Zika em gestantes serão acompanhados pelo Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, e os casos de microcefalia receberão acompanhamento especializado.

Diante do cenário, a Secretaria de Saúde reforça a importância de que a decisão de iniciar uma gestação é pessoal, mas garante que a secretaria dará todo suporte e orientações necessárias. Um estudo da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto, em parceria com a prefeitura, acompanhará 6 mil grávidas.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.