No total são 17.419 diagnósticos e 461 óbitos por complicações da doença
Ribeirão Preto registra aumento significativo de casos de coronavírus
Explicação para o alto número de casos
Nesta semana, foram confirmados 505 novos casos de coronavírus em Ribeirão Preto, elevando o total para 17.419. O secretário municipal de saúde, Sandro Scarpellini, atribuiu esse aumento à maior capacidade de processamento de exames, graças à parceria com a Fiocruz e a utilização de um robô que realiza 800 exames por dia. Apesar disso, a fila de espera por resultados ainda é extensa, com 4.413 pessoas aguardando.
Reabertura de templos religiosos e óbitos
A prefeitura de Ribeirão Preto autorizou a reabertura de templos religiosos, desde que sejam seguidas rigorosamente as recomendações de uma nota técnica publicada no Diário Oficial. Entre as medidas, estão restrições de capacidade e a proibição de entrada de pessoas do grupo de risco (idosos acima de 60 anos e pessoas com comorbidades ou sintomas gripais). Foram registrados mais oito óbitos pela Covid-19, totalizando 461 mortes na cidade.
Leia também
Situação atual e perspectivas
A cidade de Ribeirão Preto contabiliza 330 pessoas internadas com coronavírus, com taxa de ocupação de leitos de UTI em 69% e de enfermaria em 61%. O secretário de saúde relatou uma redução na procura por exames na rede municipal, com apenas 200 exames coletados hoje. Os resultados devem sair em até 48 horas. Com a diminuição da demanda por exames e a taxa de ocupação de leitos, a cidade poderia avançar para a fase verde do Plano São Paulo de Flexibilização.


