Levantamento do Infosiga aponta que, somente neste período, 111 mil motoristas foram multados por desrespeito às leis
De janeiro a maio de 2024, Ribeirão Preto registra mais de 1.000, Ribeirão Preto registrou mais de mil acidentes de trânsito e 42 mortes, conforme dados do Ifosiga. No mesmo período, 111 mil motoristas foram multados por desrespeito às leis de trânsito, segundo a Rpmob, empresa responsável pela administração do trânsito na cidade.
Infrações mais comuns: As infrações mais frequentes foram excesso de velocidade de até 20% acima do limite permitido, cometida por cerca de 27 mil motoristas, e avanço de sinal vermelho, registrado em quase 10 mil casos. Outras infrações recorrentes incluem deixar de usar o cinto de segurança e dirigir segurando o telefone celular.
Locais com maior número de multas
A Avenida Maréchal Costa e Silva lidera o número de autuações, com mais de 9 mil multas. Em seguida, aparecem a Avenida Tomás Alberto Wotel, com 4.800 multas; Avenida Luiz Galvão César, com 3.400; Avenida Presidente Vargas, com 1.900; e Avenida Leão XIII, com 1.800 autuações.
Leia também
Fiscalização e opinião especializada: Segundo o advogado especialista em trânsito Rodrigo Pasqualoto, o problema em Ribeirão Preto é comportamental e está relacionado à impunidade. Ele afirma:
“Tem o conhecimento do que é correto, mas não fazem porque a impunidade está aí solta. A Rpmob tem que contratar pelo menos 500 novos funcionários para fiscalizar o trânsito, pois a quantidade de veículos nas ruas é muito grande. Os agentes atuais atuam mais na fiscalização de semáforos, buracos e mudanças nas vias, enquanto a fiscalização efetiva depende principalmente dos radares, que não são suficientes.”
A Rpmob, por sua vez, informou por meio de nota que realiza fiscalizações constantes, atua na engenharia de tráfego e promove campanhas educativas com foco na segurança viária. A entidade destacou que mantém agentes nas vias, promove melhorias na sinalização e desenvolve ações de conscientização para reforçar o respeito às leis de trânsito.
Informações adicionais
Os dados divulgados referem-se aos primeiros cinco meses de 2024 e foram fornecidos pelo Ifosiga e pela Rpmob. Não foram divulgados detalhes sobre o número exato de agentes atualmente empregados pela Rpmob nem sobre planos específicos para a ampliação da fiscalização.



