Daniel Paes de Almeida, do 2º Tabelião de Notas da cidade, comenta esse processo de digitalização e destaca que físico continua
A modernização dos cartórios de notas chegou com força, impulsionada pela pandemia e pela crescente necessidade de digitalização. Em Ribeirão Preto, por exemplo, mais de 15.300 atos digitais já foram realizados, incluindo escrituras, procurações, testamentos e outros documentos.
Digitalização de Documentos: Mais Agilidade e Acessibilidade
A plataforma digital homologada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) permite que serviços cartorários sejam prestados de forma online, eliminando a necessidade de deslocamento físico. Assinaturas digitais, validadas por meio de certificado digital e videoconferência, garantem a segurança e a validade jurídica dos documentos. Isso facilita a vida de pessoas que moram longe, estão em viagens ou têm dificuldades de locomoção.
Segurança e Adaptação às Diferentes Gerações
A segurança da plataforma digital é garantida pela regulamentação do CNJ e pelo uso de alta tecnologia. Embora a digitalização ofereça inúmeras vantagens, o atendimento presencial continua disponível para quem prefere essa modalidade. O sistema permite a combinação de assinaturas físicas e digitais, atendendo às necessidades de todas as gerações, incluindo aquelas menos familiarizadas com a tecnologia.
Leia também
Expansão e Desafios da Digitalização
A digitalização de documentos cartorários trouxe maior agilidade e praticidade, principalmente para escrituras de compra e venda, doações e inventários. A plataforma está pronta para integrar-se ao DETRAN, permitindo a digitalização completa da transferência de veículos. Apesar dos avanços, a integração total com o DETRAN ainda está em desenvolvimento. O custo para o cidadão permanece o mesmo, seja a assinatura física ou digital.



