CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ribeirão Preto registra quase mil casos de dengue na primeira quinzena do ano

Estimativa da Secretaria da Saúde é que o número dobre até o fim do mês; 'ano dengue' pode ter ter 60 mil casos
casos de dengue
Estimativa da Secretaria da Saúde é que o número dobre até o fim do mês; 'ano dengue' pode ter ter 60 mil casos

Estimativa da Secretaria da Saúde é que o número dobre até o fim do mês; ‘ano dengue’ pode ter ter 60 mil casos

Ribeirão Preto enfrenta um aumento alarmante nos casos de dengue neste início de ano. Entre 1º e 15 de janeiro, foram confirmados 927 casos da doença, com a região Oeste liderando o número de infecções, totalizando 314 pessoas afetadas.

Alerta para outras Arboviroses

Além da dengue, a cidade está sob suspeita de 18 casos de febre chikungunya. O secretário de Saúde, Stévio Miranda, informou que, embora existam casos clinicamente sugestivos de chikungunya, nenhum foi oficialmente confirmado até o momento. Em relação à Zika, foram confirmados 8 casos por exames laboratoriais, além de muitos casos com suspeita clínica. Essa situação tem sobrecarregado o sistema de saúde local.

Sobrecarga no Atendimento e Medidas Adotadas

A demanda por atendimento médico aumentou significativamente, com 78 mil pessoas atendidas, superando em 18 mil a capacidade habitual da rede pública. Para tentar conter o avanço da dengue, a prefeitura planeja contratar 20 médicos para atuarem no Polo Dengue, com previsão de início das atividades ainda neste mês. A Fundação Santa Alíbia está responsável pela seleção dos profissionais, com edital já publicado e candidatos se apresentando.

Dificuldades na Vistoria e Medida Provisória

A Secretaria da Saúde enfrenta dificuldades na vistoria de imóveis, com 35% das propriedades em Ribeirão Preto inacessíveis aos agentes de saúde. A medida provisória que permite a entrada forçada em imóveis abandonados ou com ausência dos moradores é vista como necessária, mas ainda depende de análise jurídica para garantir o respeito às prerrogativas constitucionais. Em um mutirão recente, foram visitadas 5.091 casas, mas em 48 os moradores não permitiram a entrada dos agentes, e em 76 não havia ninguém presente. A ação resultou na coleta de 31 toneladas de lixo e 620 pneus.

Diante do cenário desafiador, a colaboração da população é essencial para o controle das arboviroses na cidade.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.