CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Ribeirão Preto registrou 406 casos de “rabeira” no primeiro semestre de 2025

Ação danificou 88 ônibus e o bairro Ipiranga se destaca, com a concentração de 16% das ocorrências no período
Ribeirão Preto registrou 406 casos de
Ação danificou 88 ônibus e o bairro Ipiranga se destaca, com a concentração de 16% das ocorrências no período

Ação danificou 88 ônibus e o bairro Ipiranga se destaca, com a concentração de 16% das ocorrências no período

Entre janeiro e junho de 2023, Ribeirão Preto registrou 406 casos de, o botão de emergência foi acionado 406 vezes em ônibus de Ribeirão Preto devido à prática da rabeira, quando jovens ficam pendurados na traseira dos veículos. Nesse período, 88 ônibus foram danificados, segundo levantamento da RP Mob.

Regiões com maior número de ocorrências

O bairro Ipiranga concentrou 16% dos casos, sendo a área com maior incidência. As avenidas Dom Pedro, Rua Javari e Rua General Câmara lideraram os registros, seguidas pelos bairros Jardim Cristo Redentor, Parque São Sebastião e Jardim Juliana.

Horário de maior incidência: O horário entre 15h e 17h, considerado pico do trânsito na cidade, é o momento com maior ocorrência da prática da rabeira. A situação representa riscos para os adolescentes envolvidos, motoristas de ônibus e demais veículos, além de causar prejuízos financeiros por danos aos coletivos e atrasos nas linhas.

Ações e penalizações adotadas: Guilherme Marçal, diretor de transporte da RP Mob, explicou que a prática é um ato infracional, não crime. Um projeto de lei aprovado pela nova gestão municipal prevê penalizações para adolescentes flagrados praticando a rabeira e para suas famílias, incluindo apreensão da bicicleta utilizada, multas que podem ser aplicadas em dobro e a exigência de apresentação da nota fiscal para comprovar a propriedade do veículo. O departamento de educação da RP Mob realiza campanhas de conscientização em escolas e comunidades para alertar sobre os perigos da prática.

Desafios enfrentados e fiscalização integrada

Motoristas de ônibus relataram ameaças e coação ao tentar impedir a rabeira, incluindo casos de pedradas em bairros periféricos. A fiscalização conta com apoio da Polícia Militar, agentes de trânsito, Guarda Metropolitana e RP Mob, que atuam preventivamente nos bairros e horários com maior incidência. Em junho de 2023, houve redução significativa nas reclamações, atribuída às ações educativas e à intensificação da fiscalização.

“A denúncia, a informação e a conscientização são as armas que temos para combater esse mal que acontece com os adolescentes”, afirmou Guilherme Marçal, diretor de transporte da RP Mob.

Entenda melhor

A prática da rabeira é um problema social que envolve riscos graves, como acidentes fatais registrados em 2023 na Avenida Dom Pedro, onde um motociclista e um adolescente morreram após colisões relacionadas à rabeira. A combinação de ações educativas, fiscalização e penalizações busca reduzir essa conduta perigosa, que compromete a segurança no trânsito e a integridade dos veículos de transporte coletivo em Ribeirão Preto.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.