CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ribeirão Preto registrou 58 atropelamentos de janeiro a maio deste ano nas vias da cidade

Nestes acidentes oito pessoas morreram; em Franca outros seis pedestres perderam a vida no mesmo período
atropelamentos Ribeirão Preto
Nestes acidentes oito pessoas morreram; em Franca outros seis pedestres perderam a vida no mesmo período

Nestes acidentes oito pessoas morreram; em Franca outros seis pedestres perderam a vida no mesmo período

Mortes por atropelamento na região de Ribeirão Preto

Catorze pessoas morreram atropeladas em Ribeirão Preto e Franca, maiores cidades da região, em 2023. O desrespeito às faixas de pedestres é apontado como principal causa. Testemunhas relatam a dificuldade de atravessar as ruas, mesmo com a sinalização, devido à falta de respeito dos motoristas, que frequentemente ignoram os pedestres, mesmo aqueles que já iniciaram a travessia. O medo de ser atropelado é constante para quem precisa usar as faixas de pedestres.

Imprudência no trânsito e falta de punição

A falta de punição para motoristas que cometem infrações contribui para o aumento dos acidentes. Vera Venegas, moradora da região, relata a falta de respeito e educação no trânsito, descrevendo situações em que motoristas a ameaçam após ela atravessar a rua na faixa de pedestres. Ribeirão Preto registrou 58 atropelamentos de janeiro a maio, com oito mortes, segundo dados do Infosiga (Sistema de Gerenciamento de Trânsito do Estado). Em Franca, foram 34 atropelamentos, com três mortes em junho, além de mais três mortes não contabilizadas no Infosiga.

Ações para reduzir os atropelamentos

Para o instrutor de trânsito Daniel Assiste, do Sest Senat, a solução passa por um trabalho de reeducação no trânsito. Ele destaca a importância de pedestres e motoristas estarem atentos ao ambiente, mesmo quando há faixas de pedestres, pois outros veículos, como motos, podem estar vindo em alta velocidade. Ações educativas, como as realizadas pela Transeir em Ribeirão Preto, que incluem aulas nas faixas de pedestres, são importantes para conscientizar a população. A gravidade da situação exige uma ação conjunta para reduzir os números de atropelamentos, lembrando que no Brasil uma pessoa morre a cada 15 minutos em acidentes de trânsito.

O número alarmante de mortes por atropelamento na região exige uma mudança imediata no comportamento de motoristas e pedestres. A combinação de fiscalização mais rigorosa e campanhas educativas é crucial para transformar a realidade do trânsito e garantir a segurança de todos.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.