Ribeirão Preto sofre com constantes interrupções no abastecimento de água para troca de bombas
A frequente falta de água em Ribeirão Preto tem gerado inúmeras reclamações, chegando até mesmo ao conhecimento da CBN através de mensagens em seu canal no WhatsApp. As constantes interrupções no abastecimento e a necessidade de trocas de bombas em diversos bairros configuram um problema generalizado na cidade.
Manutenção Preventiva: A Chave para Evitar Interrupções
Segundo o secretário da SAERP (Secretaria de Água e Esgoto de Ribeirão Preto), José Rui Bonato, a raiz do problema reside na ausência de manutenção preventiva nos equipamentos e sistemas de distribuição de água. A falta de manutenção ao longo dos anos resultou na degradação dos equipamentos, no acúmulo de areia nos reservatórios e na obsolescência da rede de distribuição. Essa negligência histórica obriga a administração atual a realizar manutenções corretivas emergenciais, que inevitavelmente causam interrupções no abastecimento.
Investimentos e Estratégias para o Futuro
Para reverter esse cenário, a SAERP tem adotado uma abordagem multifacetada. Bonato separou as equipes de engenharia e operação, criando grupos de urgência e emergência para lidar com os problemas imediatos, enquanto a equipe de engenharia se dedica a projetos de longo prazo. Atualmente, a secretaria busca aprovação para um investimento de 400 milhões em Brasília, visando modernizar o sistema de saneamento da cidade. Além disso, a SAERP está licitando a construção de novos poços e reservatórios, bem como a substituição de redes antigas.
Leia também
Perdas na Distribuição e o Impacto no Abastecimento
Um dos maiores desafios enfrentados pela SAERP é o alto índice de perdas na distribuição de água, que atualmente chega a 43%. Essas perdas são causadas principalmente por vazamentos em redes antigas e pela distribuição da água por carga, um sistema ineficiente que exige alta pressão para garantir o abastecimento em todas as áreas, resultando em rompimentos e desperdício. Para combater esse problema, a SAERP está contratando equipes de geofonagem para identificar vazamentos não visíveis e planeja substituir o sistema de distribuição por um modelo mais eficiente, que utilize adutoras e distribuição por gravidade.
A gestão da SAERP reconhece a urgência da situação e está empenhada em corrigir as deficiências do sistema de abastecimento de água de Ribeirão Preto. A secretaria busca investimentos, moderniza a infraestrutura e adota estratégias para reduzir perdas e garantir o acesso à água para todos os moradores.



