Em entrevista, o prefeito Duarte Nogueira falou sobre as chances de volta à normalidade no município e o crescimento dos casos
Ribeirão Preto mantém curva de contágio da Covid-19 estável, afirma prefeito
Estabilidade e Projeções
Em live com o cientista político Alberto Carlos Almeida, o prefeito de Ribeirão Preto, Arte Nogueira, afirmou que a curva de contaminação por Covid-19 na cidade permanece linear e estável, sem crescimento preocupante como em outras regiões do país. Ele mencionou estudo da Unesp de Botucatu que sugere atraso de duas a três semanas na onda de contágio no interior paulista, prazo que se encerraria na semana atual. Com a manutenção desse cenário, o prefeito vislumbra um início de retomada gradual da normalidade.
Transição e Retomada
Nogueira explicou que, caso a estabilidade se mantenha, haverá um processo de transição com novos protocolos e medidas de segurança. Um comitê técnico e um grupo de transição e retomada estão trabalhando em conjunto para definir os próximos passos, analisando a curva de contágio e os protocolos mais adequados. O prefeito ressaltou a existência de um “freio de emergência”, com retorno ao distanciamento social caso haja aumento significativo de casos. A decisão sobre a extensão da quarentena (atualmente até 27 de abril) será tomada após análise dos dados e recomendações do comitê.
Leia também
- Zanardi lamenta chances perdidas, mas enxerga pontos positivos em empate contra o Atlético-GO
- Aumento de doenças respiratórias ribeirão preto: Número de pessoas com doenças respiratórias tem alta de 98% em Ribeirão Preto no mês de junho
- Lula sanciona lei que proíbe testes em animais para o desenvolvimento de produtos cosméticos
Economia e Educação
O prefeito também abordou medidas para o resgate da economia local, citando o polo de tecnologia, a concessão do aeroporto e o potencial dos equipamentos médicos hospitalares. Quanto às aulas na rede pública, Nogueira informou que o ensino à distância continua, mas um novo plano está sendo elaborado para um possível retorno gradual, dependendo da situação epidemiológica. O último boletim epidemiológico registrou 228 casos confirmados de coronavírus em Ribeirão Preto, com 1157 notificações e 555 casos descartados.
A situação em Ribeirão Preto demonstra cautela e planejamento na transição para uma nova fase do enfrentamento à pandemia, priorizando a saúde pública e a retomada econômica de forma responsável e gradual, sempre monitorando a curva de contágio e adaptando as medidas conforme a necessidade.



