Secretaria da Saúde informou que pacientes foram infectados em outras cidades; infectologista reforça a importância da vacina
Segundo a Secretaria da Saúde, todos os casos de sarampo confirmados em Ribeirão Preto estão relacionados ao contato com pessoas que viajaram para regiões com maior incidência da doença. A situação é preocupante, pois outros 51 casos ainda estão sob investigação.
Recomendações de Vacinação
Para prevenir o sarampo, a infectologista Dra. Silvia Fonseca destaca a importância da vacinação. Crianças de 12 meses a 29 anos devem tomar duas doses da vacina. Adultos entre 30 e 59 anos precisam de uma dose. Bebês de 6 a 11 meses e 29 dias receberão uma dose extra, totalizando três doses. A vigilância epidemiológica realiza um trabalho de bloqueio, entrando em contato com pessoas próximas a casos suspeitos para oferecer doses adicionais, mesmo que já vacinadas.
Grupos de Risco e Prevenção
Algumas pessoas não podem tomar a vacina, como gestantes, bebês menores de seis meses e indivíduos com sistemas imunológicos comprometidos (ex: tratamento de câncer, HIV não controlado). A vacinação em massa cria um escudo protetor para esses grupos. Para evitar a contaminação, especialmente em ambientes fechados com aglomerações (shoppings, shows), a recomendação é evitar levá-los, principalmente bebês. Crianças e idosos são os mais vulneráveis a casos graves de sarampo, que podem levar a complicações como diarreia, pneumonia e encefalite.
Reaparecimento e Combate ao Sarampo
O sarampo já foi erradicado no Brasil, mas o reaparecimento está ligado à desinformação e à redução da cobertura vacinal. A Dra. Fonseca reforça que a retomada da vacinação, conforme as recomendações do Ministério da Saúde, é fundamental para controlar a doença e evitar novos surtos. A vacinação em massa é a chave para proteger a população e erradicar novamente o sarampo.


