CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Ribeirão Preto tem aumento de 8,1% no número votantes em 2024

Crescimento é em comparação às eleições realizadas em 2020; ao menos 1.052 jovens com menos de 18 anos vão às urnas neste ano
Ribeirão Preto tem aumento de 8
Crescimento é em comparação às eleições realizadas em 2020; ao menos 1.052 jovens com menos de 18 anos vão às urnas neste ano

Crescimento é em comparação às eleições realizadas em 2020; ao menos 1.052 jovens com menos de 18 anos vão às urnas neste ano

Ribeirão Preto terá o maior número de eleitores da sua história nas eleições do dia 6 de outubro. Mais de 477 mil pessoas estão aptas a votar no município, Ribeirão Preto tem aumento de 8,1% no número votantes em 2024, o que representa um aumento de 8,1% em relação à eleição municipal de 2020, quando foram escolhidos os atuais vereadores e prefeitos. Em comparação com as eleições presidenciais de 2022, o crescimento é de 2,1%.

Participação crescente nas urnas

O aumento no número de eleitores reflete uma maior conscientização sobre a importância do voto na cidade. A aposentada Zira Caetano, que nunca deixou de votar, destaca que aprendeu desde cedo o valor da democracia e da participação eleitoral.

“Na minha época, antigamente, você tinha que aguardar os 18 anos para poder tirar o título. Hoje eu continuo exercendo essa atividade. Eu acho que tipo de país que eu pretendo deixar para os meus netos, eu acho que é um legado.”

Jovens eleitores e o voto consciente: Entre os eleitores de Ribeirão Preto, há 371 adolescentes com 16 anos e 1.052 com 17 anos que estão aptos a votar. A estudante Raissa Rocha-Pavini, que ainda não completou 18 anos, participará pela segunda vez de uma eleição. Para ela, a possibilidade de votar desde os 16 anos é significativa, especialmente para incentivar a representatividade feminina na política.

“É muito difícil até ver mulheres num cargo tão alto também. Então quanto mais, pelo menos, votar, ter esse direito de votar com uma mulher, eu acho que ajuda bastante. E ainda mais com 16 anos, porque normalmente a maioria das coisas que a gente consegue, é com 18 anos também. Então com 16 anos já ter essa possibilidade de estar tendo a votação e poder dar a minha opinião na política. Então aí eu já tirei o meu título.”

Influência familiar na cultura do voto: O incentivo familiar é apontado como um dos fatores que motivam a participação dos jovens nas eleições. Rosivalda Martins, auxiliar de produção, relata que a tradição de votar é passada de geração em geração em sua família.

“Eu tenho uma filha de 15 anos e eu tenho minha mãe de 85 anos, ela faz questão de ir em todo o ano, cada quatro anos, e ir lá para votar. Ela faz questão de ir. Isso vem de família, vem dos meus pais, lá dos meus avós. Sempre votamos.”

Entenda melhor

O voto facultativo para jovens entre 16 e 17 anos permite que eles participem das eleições, contribuindo para a formação de uma cultura política mais ativa desde cedo. O crescimento do eleitorado em Ribeirão Preto acompanha uma tendência nacional de maior engajamento, embora a taxa de comparecimento às urnas possa variar conforme o pleito.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.