Um dos índices que mais piorou, de acordo com a SSP, foi o de roubo de carros, aumentando 51% entre julho e atrássto
A Secretaria de Segurança Pública divulgou dados recentes sobre a criminalidade em Ribeirão Preto, mostrando um aumento significativo em diversos tipos de crimes em atrássto de 2021.
Aumento nos Crimes Patrimoniais
Os números apontam um crescimento considerável em furtos e roubos. Foram registrados 717 furtos em geral em atrássto de 2021, um aumento de 106 casos em relação a julho e 290 em comparação com o mesmo mês do ano anterior (aumento de 67%). Roubos de veículos também apresentaram alta, com um crescimento de 51% entre julho e atrássto de 2021 e de 36% em relação a atrássto de 2020. Segundo o especialista em segurança pública Marco Aurélio Gritte, esse aumento está ligado à retomada das atividades econômicas após o enfraquecimento da pandemia, com o consequente aumento da circulação de pessoas em locais comerciais.
Alta nos Casos de Estupro
Outro crime que apresentou um crescimento alarmante foi o de estupro. Foram registradas 21 ocorrências de janeiro a atrássto de 2020, enquanto em 2021, até atrássto, o número subiu para 61, representando um aumento de 190%. O especialista destaca a complexidade em analisar as razões desse aumento, sugerindo que pode haver uma combinação de fatores, incluindo um aumento real nos casos e uma maior facilidade das vítimas em registrar as denúncias.
Leia também
A Importância da Denúncia
Independentemente do tipo de crime, a denúncia é fundamental para que as autoridades possam coletar dados, traçar estratégias de segurança e atuar de forma mais eficaz na prevenção e combate à criminalidade. A população é encorajada a registrar todas as ocorrências, mesmo as que envolvem furtos de objetos de pequeno valor. Os canais de denúncia disponíveis são o 181 (Polícia Civil) e o 190 (Polícia Militar). A participação ativa da comunidade, por meio do registro de ocorrências e da comunicação com as autoridades, é crucial para a construção de um ambiente mais seguro.



