CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Ribeirão Preto tem cerca de mil casos confirmados de dengue e mais de 3200 suspeitas da doença

Número de infecções pela doença é 143% maior que em janeiro de 2023, já as suspeitas são 150% a mais; cidade vive epidemia
casos de dengue
Número de infecções pela doença é 143% maior que em janeiro de 2023, já as suspeitas são 150% a mais; cidade vive epidemia

Número de infecções pela doença é 143% maior que em janeiro de 2023, já as suspeitas são 150% a mais; cidade vive epidemia

A Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto confirmou um aumento significativo nos casos de dengue em janeiro de 2024, com 975 casos confirmados, mais que o dobro do registrado em janeiro de 2023 (401 casos). Há ainda 3.203 casos suspeitos, indicando que o número final pode ser ainda maior. Em comparação, todo o ano de 2023 registrou 25.460 casos positivos.

Situação de Epidemia e Ações da Secretaria

A cidade está no nível 2 de epidemia, o que aciona diversas ações da Secretaria da Saúde. Estas incluem mobilização social, nebulizações, capacitação da equipe de saúde, organização das unidades de saúde para o aumento de atendimentos e o fornecimento de insumos e materiais necessários. Os tipos 1 e 2 da dengue estão circulando em todas as regiões da cidade, com maior concentração de casos nos bairros do Parque Ribeirão e Vila Virgínia (zona oeste).

Investigação de Óbito e Atendimentos Médicos

A Secretaria da Saúde investiga um óbito suspeito de dengue, envolvendo uma paciente idosa com comorbidades. A diretora do Departamento de Vigilância e Saúde, Luzia Marcia Romanhole Passos, destaca a gravidade da doença, que pode evoluir para quadros clínicos graves em alguns casos. O aumento de casos de dengue levou a um crescimento nos atendimentos em unidades de urgência e emergência, com média de 100 atendimentos diários. Apesar do aumento, ainda não houve necessidade de aumentar o número de profissionais, mas a Secretaria se prepara para eventuais ajustes caso necessário.

Prevenção e Limpeza Urbana

A prefeitura reforça o apelo à população para eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. Mutirões de limpeza são realizados todos os sábados, com 17 toneladas de lixo recolhidas em janeiro de 2024. A secretária da Saúde destaca a importância de evitar água parada e o descarte adequado de lixo para prevenir a proliferação do mosquito. Ribeirão Preto também investiga 88 casos suspeitos de chikungunya, com dois casos confirmados. O pico da dengue e chikungunya é esperado para março e abril, indicando que a situação ainda está em desenvolvimento.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.