Com acesso gratuito, peças podem ser vistas no setor ‘Imigrantes’ do Ribeirão Shopping
O artista plástico Arid el-Lazari apresenta a exposição “Mini Criaturas”, que reúne 25 peças em pedra sabão, giz e lápis, inspiradas em pessoas comuns.
O início da paixão pela escultura
Desde criança, el-Lazari demonstrava talento para as artes. Aos 8 anos, morando próximo a um brejo, já criava suas primeiras modelagens. Apesar de ter ingressado na escola de belas artes com o desejo de pintar, a escultura sempre lhe pareceu natural. A experiência de três anos como ajudante de escultor em uma marmoraria, embora tenha lhe mostrado a dureza do mármore e o incômodo do pó, não o desanimou. A busca por um material mais acessível e de fácil manuseio o levou ao giz e ao grafite, materiais do seu cotidiano como professor e desenhista.
Do esconderijo à exposição
Inicialmente, suas esculturas em giz eram mantidas em segredo, guardadas em caixas com algodão para evitar quebras. Um dia, durante um intervalo de aula, uma professora e amiga, Maria de Lourdes Jorge, descobriu as peças e incentivou el-Lazari a expô-las. Esse episódio marcou uma virada na trajetória do artista, que passou a ser mais conhecido por suas esculturas em giz do que por suas pinturas. O artista percebeu a importância de compartilhar sua arte e homenagear as pessoas simples que inspiram seu trabalho, como pedreiros, domésticas e carpinteiros.
Leia também
Mini Criaturas: uma homenagem ao cotidiano
A exposição “Mini Criaturas” é uma homenagem a essas pessoas do dia a dia. Embora idealizasse esculturas maiores, o uso do giz e grafite permitiu a criação de peças singulares, que refletem a vida e a simplicidade dos personagens retratados. A mostra está disponível para visitação gratuita no setor Imigrantes do Ribeirão Shopping, durante o horário de funcionamento do centro de compras.



