CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ribeirão Preto tem índice maior de pessoas vacinadas contra a gripe do que no ano passado

De acordo com a Secretaria da Saúde, neste ano procura foi 17% maior; ainda assim as imunizações estão muito abaixo da meta
vacinação gripe Ribeirão Preto
De acordo com a Secretaria da Saúde, neste ano procura foi 17% maior; ainda assim as imunizações estão muito abaixo da meta

De acordo com a Secretaria da Saúde, neste ano procura foi 17% maior; ainda assim as imunizações estão muito abaixo da meta

Com o frio do outono, os vírus respiratórios se espalham com mais facilidade, e a gripe é uma das principais preocupações. Neste ano, apesar de uma melhora em relação a 2022, a cobertura vacinal contra a gripe ainda está abaixo da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.

Cobertura Vacinal Abaixo da Meta

Até o último balanço, quase 70% do público-alvo foi vacinado, um número superior ao de 2022, mas ainda distante dos 90% desejados. Apenas o Amapá e o Amazonas atingiram a meta nacional. São Paulo, por exemplo, apresenta 65,4% de cobertura vacinal. Em Ribeirão Preto, a situação é semelhante, com a campanha de vacinação encerrando-se no dia de hoje, sem confirmação de prorrogação.

Campanha de Vacinação em Ribeirão Preto

A coordenadora do programa de imunização de Ribeirão Preto, Maíra Fernanda Oliveira, afirma que a Secretaria Municipal de Saúde ainda aguarda orientações sobre a prorrogação da campanha e a disponibilização das doses restantes para a população em geral. O Ministério da Saúde prevê a abertura da vacinação para toda a população a partir de 3 de junho, mas Ribeirão Preto ainda depende de pronunciamento da Secretaria Estadual de Saúde para garantir doses suficientes.

Recomendações Médicas e Importância da Vacina

O infectologista Ivan Leonardo França destaca a importância da vacinação para proteger contra os vírus da gripe A e B, que podem ser fatais para idosos, crianças, gestantes e pessoas com uso contínuo de medicamentos. Ele reforça a necessidade de diagnóstico precoce em casos de tosse, coriza, dor de garganta, dores no corpo e febre, evitando a automedicação. Exames como o PCR auxiliam na identificação rápida do vírus. A vacina é segura e eficaz na redução de casos graves e mortes, sendo disponibilizada gratuitamente em unidades de saúde. Apesar de alguns possíveis efeitos colaterais leves, os benefícios da vacinação superam os riscos.

Em Ribeirão Preto, a campanha de vacinação contra a gripe encerra-se hoje. A Secretaria Municipal de Saúde ainda não recebeu informações sobre prorrogação, aguardando orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde. A população que se enquadra nos grupos prioritários deve procurar uma unidade de saúde para se vacinar enquanto há doses disponíveis.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.