CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ribeirão Preto tem mais 393 infectados e 20 mortes por Covid-19

Quatro das vítimas fatais estavam na casa dos 30 anos; óbitos chegam a 1.356 desde março de 2020
Covid-19 Ribeirão Preto
Quatro das vítimas fatais estavam na casa dos 30 anos; óbitos chegam a 1.356 desde março de 2020

Quatro das vítimas fatais estavam na casa dos 30 anos; óbitos chegam a 1.356 desde março de 2020

Ribeirão Preto terá medidas restritivas mais rígidas a partir de amanhã para conter o avanço da Covid-19. A cidade decretou um lockdown até domingo, com o fechamento de padarias, açougues e supermercados.

Medidas drásticas em resposta ao colapso iminente

O anúncio foi feito pela prefeitura na terça-feira, justificado pelo prefeito Duarte Nogueira devido à alta taxa de ocupação de leitos de UTI, que se encontra próxima a 100%. Apesar do aumento no número de leitos de UTI, de 240 para 245, a demanda continua superior à oferta, resultando em mortes por falta de assistência médica.

Desobediência à Fase Vermelha e consequências

Há três semanas, o governo estadual classificou Ribeirão Preto na fase vermelha do Plano São Paulo, recomendando o fechamento de diversos estabelecimentos. Entretanto, a prefeitura desobedeceu à determinação, mantendo shoppings, restaurantes e comércio abertos. Neste período, a cidade registrou um aumento de 5.000 casos e 150 mortes, elevando o total para 57.489 casos e 1.386 mortes.

Números alarmantes e medidas emergenciais

A taxa de ocupação de leitos de UTI saltou de 80% para 93% nas últimas três semanas, com 230 pessoas internadas em estado grave. A ocupação de enfermarias também subiu de 74% para 89%. Diante desse cenário crítico, o lockdown foi implementado como medida emergencial para tentar frear a disseminação do vírus e evitar mais mortes.

A situação em Ribeirão Preto demonstra a gravidade da pandemia e a necessidade de medidas restritivas para proteger a população. A eficácia do lockdown será avaliada nos próximos dias, com a esperança de uma redução nos números de casos e internações.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.