CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ribeirão Preto tem mais de 48 mil pessoas com deficiência

São 1.178 moradores a mais em relação a 2021; sobre os desafios e a importância de políticas públicas, ouça a entrevista
deficiência em Ribeirão Preto
São 1.178 moradores a mais em relação a 2021; sobre os desafios e a importância de políticas públicas, ouça a entrevista

São 1.178 moradores a mais em relação a 2021; sobre os desafios e a importância de políticas públicas, ouça a entrevista

Em Ribeirão Preto, o número de pessoas com deficiência cresceu, atingindo 48.512 em 2022, um aumento de 1.178 em relação a 2021, segundo dados do Centro de Estudos Sindicais de Economia da Unicamp.

Desafios no Mercado de Trabalho

Apesar da existência de cerca de 3 mil vagas disponíveis para pessoas com deficiência em Ribeirão Preto, apenas 1.100 foram ocupadas. Isso demonstra uma grande lacuna na inclusão desse público no mercado formal de trabalho.

Pesquisa e Mapeamento da População

A pesquisa da Unicamp, em parceria com o Ministério Público do Trabalho, utilizou dados do censo de 2010, da Pesquisa Nacional de Saúde de 2013 e 2019 para estimar a população com deficiência, uma vez que dados mais recentes eram escassos. A pesquisa destaca a importância de mapear essa população para entender seu potencial de contribuição para a economia e para o desenvolvimento de políticas públicas eficazes.

Ações para a Inclusão

A coordenadora da pesquisa, Guirlanda Benevides, ressalta a necessidade de as empresas cumprirem a lei de cotas e de combater o capacitismo, que muitas vezes impede a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. A plataforma digital criada pela Unicamp e o Ministério Público do Trabalho visa facilitar o acesso a dados relevantes e auxiliar no planejamento de políticas públicas para promover a inclusão.

Os dados analisados demonstram que há um déficit significativo na ocupação das vagas reservadas a pessoas com deficiência, tanto em Ribeirão Preto quanto em outras cidades do estado de São Paulo. A pesquisa aponta para a necessidade de um trabalho conjunto entre empresas, governo e sociedade para superar as barreiras atitudinais e promover a verdadeira inclusão desse público no mercado de trabalho, garantindo oportunidades e combatendo a discriminação.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.