CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Ribeirão Preto tem mais de dois mil pedidos de manutenção da iluminação pública atrasados

Moradores relatam que empresa não atende os pedidos de manutenção; concessionária disse que fará manutenções até 12 de fevereiro
Ribeirão Preto tem mais de dois
Moradores relatam que empresa não atende os pedidos de manutenção; concessionária disse que fará manutenções até 12 de fevereiro

Moradores relatam que empresa não atende os pedidos de manutenção; concessionária disse que fará manutenções até 12 de fevereiro

O início do ano em Ribeirão Preto é marcado por problemas na iluminação pública, Ribeirão Preto tem mais de dois, com mais de 2 mil pedidos de manutenção atrasados em diversos bairros da cidade. Moradores relatam que a escuridão nas ruas tem aumentado a sensação de insegurança e criticam a empresa responsável pela gestão da iluminação pública, Conecta, que não estaria conseguindo atender às demandas.

Na zona norte, a cabeleireira Rosenette e. Lins, do bairro Campos Elíseos, relata que a rua em frente à sua casa está sem luz há pelo menos três meses, mesmo após várias reclamações feitas à prefeitura. Segundo ela, o problema persiste desde novembro, e as tentativas de resolução têm sido infrutíferas:

“Meu marido ligou na prefeitura, reclamou. Três dias depois não tinha feito. Ele ligou novamente, falaram que tinha vindo arrumar. Só que antes ela piscava e atrásra parou completamente. Outros vizinhos já ligaram, vários já ligaram e nada resolve, continuamos no escuro. Antes, se você reclamava, era dois, três dias. Agora dizem que veio, não fez nada. Dizem que não tem caminhão, que não tem escada.”

Outro morador, o comerciante João Geraldo, também do Campos Elíseos, destaca que a falta de iluminação tem aumentado o medo de assaltos na região. Ele afirma que os moradores têm tentado amenizar a situação com luzes instaladas em suas próprias residências.

De acordo com levantamento da prefeitura em parceria com a Conecta, os pedidos pendentes representam 86% dos 2.300 pontos sem iluminação na cidade. Os problemas são registrados em diferentes regiões, como a Rua Pasqual Badaro, no Jardim Botânico; Rua José Marim, na Vila Tibério; Rua Paulo Barra, no Jardim São Luís; Rua Angelina Vendrolusco, no Recreio; e Ianguera.

O secretário de Infraestrutura, Rodrigo Luiu, afirmou que o contrato com a concessionária está sendo fiscalizado e que, após reunião, a empresa se comprometeu a resolver os problemas em até 30 dias. Segundo ele, a Conecta aumentou as equipes para priorizar a manutenção dos pontos apagados.

“A Conecta aumentou as equipes, a gente tem fiscalizado isso e a prioridade é sanar essa quantidade grande de manutenção e temos um plano de ação de 30 dias.”

A Conecta recebe mensalmente R$ 1,8 milhão provenientes da contribuição de iluminação pública paga pelos moradores e deve investir R$ 100 milhões em melhorias ao longo dos 13 anos de concessão. Entre os benefícios previstos está a substituição dos postes por lâmpadas de LED, que são mais econômicas e sustentáveis.

A empresa informou que os atrasos nos atendimentos ocorreram porque o estudo inicial indicava 4% de falhas na iluminação, enquanto ao assumir o serviço o índice era de 20%. A Conecta afirmou que até o dia 12 de fevereiro todas as manutenções pendentes serão concluídas.

Os moradores devem registrar pedidos e sugestões diretamente à Conecta pelos canais disponíveis: telefone 0800 002 1761, aplicativo Brilha Ribeirão ou pelo site oficial da empresa.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.