CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ribeirão Preto terá sete escolas em período integral em 2020

Com a mudança, alunos ficarão na escola durante nove horas e meia e terão grande curricular diferente
escolas em período integral
Com a mudança, alunos ficarão na escola durante nove horas e meia e terão grande curricular diferente

Com a mudança, alunos ficarão na escola durante nove horas e meia e terão grande curricular diferente

Sete escolas da região de Ribeirão Preto adotarão o sistema de ensino integral em 2020, somando-se às mais de 600 escolas estaduais de São Paulo que implementarão o modelo. Entre as escolas selecionadas estão: Gustavo Fernando Cuma (Bebedouro), Joaquim Batista (Jaboticabal), Neliba Durcano (Monte Alto), Bairro Cruzeiro (Monte Azul Paulista), Dolores Belém-Novais (Pontão) e Eugênia Vilena de Moraes (Geraldo de Carvalho) e uma em Ribeirão Preto.

Novo currículo e atividades extracurriculares

O programa de ensino integral proporciona uma matriz curricular diferenciada. Além das disciplinas tradicionais, serão oferecidas atividades de reflexão e experimentais. Os alunos participarão de “cubes juvenis”, momentos reservados para organização de estudos, criação de projetos e desenvolvimento de temas de interesse individual.

Acompanhamento individualizado e projeto de vida

Uma das vantagens do modelo é a tutoria individualizada. No início do ano, cada aluno escolhe um professor para acompanhá-lo durante todo o ano letivo, auxiliando em questões escolares e na construção de projetos de vida. Os estudantes terão tempo reservado para definir metas e planejar seu futuro, integrando a dimensão pessoal com a acadêmica.

Infraestrutura e benefícios

As escolas participantes passarão por reformas e adaptações para atender às necessidades de um período escolar de 9h30. Além das salas de aula, o estado investirá em melhorias nas áreas comuns, como refeitório e quadra esportiva, visando o desenvolvimento integral do aluno. Os professores e servidores do programa receberão bonificações. O ano letivo de 2020 terá início em 3 de fevereiro. O ensino integral demonstra resultados positivos, com alunos apresentando melhor desempenho acadêmico e maiores chances de ingresso no ensino superior e no mercado de trabalho. A meta é alcançar 50% das escolas com ensino integral até 2026.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.