Secretaria Municipal de Saúde confirmou 313 novos pacientes positivados; quatro novas mortes também foram confirmadas
Ribeirão Preto registra aumento significativo de casos de Covid-19
Casos e Mortes
Neste final de semana, Ribeirão Preto ultrapassou a marca de 36 mil casos confirmados de Covid-19, somando 36.236 infecções. Entre sexta-feira e domingo, foram registrados mais 313 novos casos. Infelizmente, mais quatro mortes foram anunciadas, totalizando 918 óbitos desde o início da pandemia. As vítimas apresentavam comorbidades e pertenciam ao grupo de risco.
Ocupação Hospitalar
A ocupação hospitalar em Ribeirão Preto segue preocupante. Atualmente, 121 pessoas estão internadas com Covid-19, sendo 50 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) – taxa de ocupação de 57% – e 71 em enfermarias – taxa de 48%.
Leia também
Taxa de Retransmissão
A região de Ribeirão Preto mantém a maior taxa de retransmissão da Covid-19 no estado de São Paulo, com índice de 1.83. Isso significa que cada 100 pessoas infectadas transmitem a doença para outras 183. Embora tenha havido uma pequena redução em relação à semana anterior (1.86), a taxa permanece muito acima do ideal (inferior a 1) para o controle da pandemia. A última vez que a taxa ficou abaixo de 1% foi em 16 de novembro. Os dados são levantados por pesquisadores da USP, Unesp e Fatesp.
A situação em Ribeirão Preto demonstra a necessidade da manutenção de medidas preventivas, como o uso de máscaras, higiene frequente das mãos e distanciamento social, para conter o avanço da doença.



