Discussões são importantes para apontar as prioridades do orçamento do município; ouça o ‘De Olho na Política’ com Bruno Silva
Nesta sexta-feira, às 18h30, acontece a segunda audiência pública para discutir a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2025. Obrigatória por lei, a audiência visa apresentar as prioridades do governo para o próximo ano, norteando a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA).
A Importância da LDO
A LDO estima a receita e fixa as despesas do município, definindo os investimentos em áreas centrais de políticas e serviços públicos. É um momento crucial para definir prioridades orçamentárias e os eixos de desenvolvimento do município, decidindo quais áreas serão priorizadas.
Desafios do Poder Legislativo
O Poder Legislativo enfrenta o desafio de promover um debate qualificado sobre a LDO, tornando-o acessível à população. A tecnicalidade do processo e a percepção de que se trata de uma discussão distante da realidade da população dificultam a participação popular. É necessário um equilíbrio entre a dimensão técnica e a política, aproximando o debate da realidade cidadã.
Leia também
Participação Cidadã
Para facilitar a participação, a audiência será transmitida pela TV Câmara e plataformas digitais. A participação da sociedade, especialmente de técnicos em contabilidade e direito, é fundamental para enriquecer o debate e garantir que a LDO atenda às reais necessidades do município. É preciso buscar formas de tornar o conteúdo técnico mais acessível e estimular a participação cidadã, não apenas cumprindo a obrigação legal da audiência pública, mas construindo um debate inclusivo e transparente.