Prédio funciona junto ao asilo Lar Padre Euclides e conta com diversos profissionais para assistência à terceira idade
Ribeirão Preto inaugura núcleo de enfrentamento à violência contra idosos
Atendimento multidisciplinar e gratuito
O Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa da Alta Mogiana, localizado no Lar Padre Euclides, em Ribeirão Preto, foi oficialmente inaugurado nesta segunda-feira. Em funcionamento desde o início do mês, o projeto oferece atendimento gratuito nas áreas socioassistencial, psicológica e jurídica a idosos vítimas de violência física, emocional, psicológica ou financeira. A iniciativa, fruto de parceria entre o Lar Padre Euclides e o Ministério dos Direitos Humanos, conta com uma equipe multidisciplinar composta por assistente social, psicólogo, terapeuta, nutricionista e assessor jurídico, que atuam em duas salas cedidas pelo asilo: uma para a equipe técnica e outra para atendimento especializado.
Ações de prevenção e alcance regional
Além do atendimento individualizado, o projeto prevê a realização de mais de mil vagas em oficinas itinerantes por toda a região de Ribeirão Preto. Essas oficinas visam à prevenção da violência e ao fortalecimento dos vínculos familiares e sociais dos idosos, promovendo um envelhecimento ativo. As atividades serão realizadas em diversos locais, como igrejas, associações, praças e outras entidades que acolham idosos. A coordenadora Fabiana Borges Fernandes destaca a importância do atendimento à família, muitas vezes também necessitada de suporte, já que, em grande parte dos casos, o agressor é um familiar.
Leia também
- Junho violeta: mês celebra a conscientização e o combate à violência contra os idosos
- Aumento da violência em conflitos cotidianos: Por muito pouco as pessoas estão perdendo o controle, aponta psicóloga sobre casos de violência
- Projeto prevenção queimaduras violência doméstica: Projeto da Unidade de Queimados do HC busca prestar apoio a mulheres vítimas de violência
Resultados iniciais e perspectivas futuras
Desde o início de suas atividades, o núcleo já atendeu três casos. O presidente do Lar Padre Euclides, Neymar Tins, espera que o projeto contribua para reduzir os casos de maus-tratos e violência contra idosos, muitas vezes não denunciados por falta de apoio. O núcleo representa um importante avanço na assistência a essa população vulnerável, oferecendo um amparo integral que abrange os aspectos psicológico, jurídico e social. Para mais informações, ligue para (16) 3961-3300. O núcleo está localizado na Avenida Saudade, 1577, bairro Campos Elíseos, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.



