Para receber o título do ‘Angels’ os municípios precisam seguir uma série de exigências; HC e Samu são os pilares do projeto
Ribeirão Preto conquista título inédito de referência mundial em tratamento de AVC
Rede de Atendimento Integrada
Ribeirão Preto recebeu o título de primeira cidade do mundo referência em atendimento e tratamento de Acidente Vascular Cerebral (AVC), concedido pelo programa Cidades Angels. A iniciativa global qualifica cidades comprometidas com a melhoria do cuidado com AVC. Para alcançar essa certificação, a cidade precisou atender a rigorosos critérios, incluindo um centro de atendimento preparado, sistema de transporte eficiente, programa de educação pública e sistema de acompanhamento pós-AVC.
Pilares do Sucesso
O sucesso de Ribeirão Preto se baseia em quatro pilares: um hospital e um SAMU com atendimento de nível ouro; uma rede de referência para pacientes após alta hospitalar; uma rede de reabilitação pactuada no município; e um programa de educação para crianças sobre a identificação dos sintomas de AVC. A cidade vem se estruturando desde 2012, com melhorias contínuas ao longo dos anos, atingindo 100% dos requisitos do programa Cidades Angels em outubro de 2023.
Leia também
- Santa Casa de Ribeirão Preto recebe prêmio internacional de excelência no tratamento de AVC
- Pacientes que tiveram a visão afetada após mutirão de catarata passam a ser acompanhados pelo HC
- Imunoterapia para tratamento de alergias: Já ouviu falar sobre “imunoterapia”? Tratamento pode ser chave para lidar com alergias
Avanços e Projetos Futuros
As melhorias incluem adequações em todo o processo de atendimento, desde o socorro inicial até o pós-hospitalar. O SAMU recebeu treinamento para agilizar o transporte, com pacientes com suspeita de AVC sendo transferidos diretamente para a unidade de emergência do Hospital das Clínicas (HC), que dispõe de leitos exclusivos e equipamentos como ressonância magnética. A Santa Casa de Ribeirão Preto também deve integrar o atendimento específico a pacientes com AVC, prevendo cinco leitos para este fim. A Secretaria Municipal de Educação integrará, a partir de 2024, um programa de educação para crianças do terceiro ano do ensino fundamental sobre identificação de sintomas e pedido de socorro em casos de AVC. A conquista reflete o compromisso da cidade com a excelência em saúde e serve como modelo para outras cidades em todo o mundo.



