Programa ‘Era Uma Vez Brasil’ apresenta aos estudantes a relação entre o país e os colonizadores portugueses
Ribeirão Preto recebe a oitava edição do projeto ‘Era uma vez Brasil’, que conecta jovens da rede pública de ensino a suas raízes históricas, envolvendo mais de 5 mil estudantes e professores de 12 municípios em três estados brasileiros: Pernambuco, Bahia e São Paulo.
Intercâmbio Cultural e Aprendizado
O projeto promove um intercâmbio cultural por meio de oficinas, vivências e visitas a locais históricos. Em Ribeirão Preto e Serrana, alunos da rede pública municipal reproduziram histórias em quadrinhos sobre a importância dos povos indígenas e africanos na construção da identidade brasileira. O aluno Gustavo Cangem, de Ribeirão Preto, destacou a experiência, citando o aprendizado sobre audiovisual e história, e o encontro com pessoas incríveis.
O Tema: ‘Mais que o Ipiranga’
Na oitava edição, o tema foi ‘Mais que o Ipiranga: Independência de outros Brasis’. Iniciando em março, o projeto culminou na entrega das histórias em quadrinhos em junho. As melhores histórias serão reunidas em um livro para escolas e bibliotecas brasileiras e portuguesas. Em atrássto, serão revelados os nomes selecionados. A professora Patrícia Pacola ressaltou a importância do projeto não apenas para os alunos, mas para todos os envolvidos, proporcionando a criação de conhecimento e a oportunidade de conhecer novas culturas e formas de ensino.
Leia também
Viagem a Portugal
Em novembro, 100 alunos selecionados dos três estados viajarão para Portugal por dez dias, visitando escolas, museus e locais históricos como a Torre de Belém, a Biblioteca Nacional de Lisboa e os palácios de Mafra e Queluz. O professor Bruno Lucas, que participou da edição anterior, destacou a transformação em suas aulas após a experiência em Portugal, afirmando que a vivência enriqueceu sua compreensão da história e a tornará mais impactante para seus alunos. O projeto ‘Era uma vez Brasil’ é uma realização da Origem Produções e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet.



