Com a intenção de solucionar conflitos de forma mais rápida, atendimentos estão sendo feitos no Fórum do Trabalho
A Justiça do Trabalho da 15ª Região, com sede em Campinas, promove até sexta-feira uma semana de audiências com o objetivo de realizar mais de 8 mil acordos. A iniciativa, que ocorre em 23 tribunais regionais do Brasil, busca agilizar os processos e fomentar a cultura da conciliação, tema central desta edição.
Agilidade e Desafogamento Processual
O juiz Renato Henri Santana destaca que a semana visa acelerar os processos e reduzir o acúmulo de ações na Justiça do Trabalho. O foco é conscientizar advogados e partes sobre a possibilidade de buscar a conciliação mesmo com o processo em andamento. A juíza March, coordenadora do Centro Integrado de Conciliação de Ribeirão Preto e região, lidera os trabalhos localmente.
Conciliação em Todas as Fases do Processo
A conciliação pode ocorrer tanto no início do processo, durante a primeira audiência, quanto em fases mais avançadas. O juiz ressalta a importância da conciliação na fase de execução, considerada um dos maiores gargalos da Justiça do Trabalho. Nessa etapa, as partes são convidadas a negociar parcelamentos e formas de pagamento, buscando uma solução favorável para ambos os lados, mesmo após a decisão judicial.
Leia também
Aumento de Processos e a Busca por Soluções
O número de processos na Justiça do Trabalho tem crescido mensalmente, com um aumento de 38% nos casos de assédio moral na área de responsabilidade do TRT da 15ª Região. A morosidade na resolução desses processos reforça a importância de iniciativas como a semana de conciliação, que buscam agilizar as ações tanto para empregadores quanto para empregados.
A iniciativa promove um ambiente mais célere para a resolução de conflitos trabalhistas.



