InsectShow chega a 12ª edição com 20 palestras sobre técnicas e estratégias para proteger a plantação
Ribeirão Preto sediará, em dois dias de evento (amanhã e na próxima quinta-feira), o seminário sobre controle de pragas em canaviais. A 12ª edição do InsectShow promete reunir especialistas e produtores para discutir as mais recentes técnicas e estratégias de proteção à cana-de-açúcar, com uma programação que inclui cerca de 20 palestras.
Casos de Sucesso no Controle Biológico
Dibnunes, engenheiro agrônomo e um dos diretores do evento, destaca a apresentação de casos de sucesso no controle biológico de pragas da cana-de-açúcar como um dos pontos altos do seminário. A broca e a cigarrinha, consideradas pragas frontais da cultura, serão temas centrais, refletindo a crescente preocupação dos produtores com seus impactos.
A Ameaça da Mosca dos Estábulo
Outro tema de grande relevância será o controle da mosca dos estábulos, que, segundo Dibnunes, está se tornando um problema de âmbito nacional. A proliferação da mosca em áreas de criação de gado, cavalos e suínos, inclusive em áreas próximas a residências, exige soluções eficazes e integradas.
Leia também
Evolução Tecnológica e Manejo Eficiente
Dibnunes ressalta a significativa evolução do setor sucroenergético nos últimos 15 anos em relação à tecnologia de combate às pragas da cana-de-açúcar. No entanto, ele enfatiza a importância do conhecimento técnico para a aplicação eficiente dos recursos de proteção aos canaviais. O posicionamento correto de defensivos, o momento ideal para a intervenção e o manejo adequado do controle biológico ou químico são cruciais para o sucesso das estratégias de combate às pragas. O levantamento populacional, que monitora a presença das pragas, também é crucial. Segundo Dibnunes, o Brasil possui atualmente uma das melhores tecnologias do mundo para o controle de pragas na cultura da cana-de-açúcar.
O InsectShow será realizado no centro de eventos de Ribeirão Preto, localizado na Rua Bernardino de Campos, 999.
O evento se apresenta como uma oportunidade para atualização e troca de experiências em um setor que busca constantemente aprimorar suas práticas de manejo e proteção de cultivos.



