Alta representa 44,4% em relação a semana anterior, quando foram 1.012 novos casos da doença
Ribeirão Preto registra aumento significativo de casos de Covid-19
Casos e óbitos em alta
De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto, a cidade registrou 1.460 novos casos de Covid-19 em sete dias, um aumento de 44% em relação à semana anterior. Após quase um mês sem óbitos, o balanço voltou a registrar sete mortes, sendo quatro mulheres (43, 57, 82 e 95 anos) e três homens (64, 81 e 82 anos), todas ocorridas na segunda quinzena de maio. O número de infectados em maio supera em 400% o de abril, com 3.866 casos positivos contra 771 no mês anterior. Apesar do aumento, o número é 68% menor que o registrado em maio de 2021 (12.106 casos).
Gravidade dos casos e recomendações
O secretário da Saúde, José Carlos Moura, afirmou que, apesar da alta, a gravidade dos casos tem se mostrado baixa desde o início de maio. Mesmo assim, a Secretaria recomenda o uso de máscaras em ambientes fechados e a conclusão do ciclo vacinal. A maioria das internações se concentra em pacientes com comorbidades. A Secretaria atribui a menor gravidade dos casos à eficácia da vacinação.
Leia também
Cenário atual e perspectivas
A cidade enfrenta um aumento de atendimentos devido a síndromes gripais, dengue e Covid-19, com sintomas que se confundem. A utilização de máscaras é recomendada para proteger a população. O portal Leitos Covid aponta sete leitos de UTI Covid ocupados em hospitais públicos e particulares, de um total de oito vagas disponíveis, um número significativamente menor que os 320 a 330 leitos disponíveis em períodos anteriores da pandemia. Embora a situação esteja controlada, a Secretaria da Saúde alerta para a importância de não relaxar as medidas preventivas.



