Média é de quatro veículos alvo de crimes por dia; SSP informou que a Polícia tem realizado ações para inibir os bandidos
Os roubos e furtos de motos em Ribeirão Preto têm tirado o sono dos moradores. Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública, os números são alarmantes e crescentes. Somente em setembro, foram registrados 138 casos, uma média de quatro motos roubadas ou furtadas por dia.
Vítimas do crime
Ricardo Alencar da Silva, vigilante, teve sua moto roubada enquanto estava emprestada a seu tio. O tio foi agredido pelos bandidos, que estavam armados e o abordaram em uma rua. A moto foi recuperada, mas com a numeração do motor raspada e sem placa, tornando-se inutilizável. Edinal Torres, servente de pedreiro, também relata preocupação com a crescente violência e insegurança, temendo ser vítima de roubo a qualquer momento.
Ação dos bandidos e prejuízos
Em outubro, duas concessionárias foram alvo de roubos. Em um dos casos, cinco motos foram levadas, resultando em um prejuízo de R$ 100 mil. Os criminosos parecem mirar modelos mais novos. Em outro incidente, na madrugada de terça-feira, bandidos conseguiram levar uma moto e uma picape de uma concessionária, mas fugiram com apenas uma moto após o alarme disparar e a chegada da polícia. Um menor de 17 anos foi detido, enquanto outro suspeito escapou. O pintor Ronil do Santiago expressa seu medo, mesmo nunca tendo sido vítima, após um amigo ter sofrido o mesmo crime e perdido sua ferramenta de trabalho.
Leia também
Ações da Secretaria de Segurança Pública e insegurança persistente
A Secretaria de Segurança Pública afirma realizar rondas preventivas e operações em desmanches para combater a venda de peças roubadas, recuperando 774 veículos em 2023. No entanto, a insegurança persiste, especialmente para aqueles que utilizam motocicletas como meio de transporte ou trabalho, que relatam medo crescente devido aos roubos, inclusive em pleno trânsito.



