Ribeirão registra 5 mil notificações por fios soltos em postes
A frequente ocorrência de fios soltos nas cidades tem gerado preocupação e mobilizado ações para mitigar os riscos. Em Ribeirão Preto, foram registradas 5 mil notificações para a retirada desses fios entre janeiro e atrássto deste ano, com quase 15 toneladas de materiais recolhidos. A CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) tem intensificado a fiscalização e a organização dos cabos de telecomunicações, como em Barretos, onde uma operação específica está em andamento.
Ações da CPFL em Barretos
Em Barretos, a CPFL está focada em uma ação na região central da cidade, abrangendo as áreas entre as ruas 2 e 32 e avenidas 13 e 43. Essas ações visam reforçar o compromisso com a segurança, um valor inegociável para a CPFL Paulista. A companhia tem realizado notificações às operadoras de telefonia e internet, responsáveis por manter os cabos organizados.
Notificações e Retirada de Cabos
De janeiro a novembro, foram emitidas mais de 800 notificações, resultando na retirada de aproximadamente 5 toneladas de cabos na região de Barretos. A CPFL atua em 234 municípios, buscando soluções para o problema dos fios soltos. A companhia ressalta que, embora zele pela organização, a responsabilidade primária pela manutenção dos cabos é das operadoras.
Leia também
Orientações à População
A CPFL Paulista orienta a população a entrar em contato com o serviço emergencial (0800 010 1010) ao identificar cabos rompidos ou caídos. Nunca se deve aproximar desses cabos, pois cabos de energia jamais devem estar no solo ou enrolados em postes. A companhia prioriza o atendimento a ocorrências de cabos partidos no solo, acionando equipes para regularização imediata, muitas vezes em contato direto com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros.
A iniciativa busca garantir a segurança da população e a integridade da infraestrutura urbana.



